Chame gente que hoje tem receita de Rubacão! Prato farto da culinária paraibana. Prato rico com mistura de ingredientes e sabores da gastronomia nordestina.
Em sua composição o rubação agrega o feijão de corda que pode ser seco ou verde, a carne de sol, o queijo coalho e nata. Adoro pelo sabor e praticidade, ele remete a cozinha caseira, reunião com a família.
Hoje não sigo mais receitas, já faço pelo famoso olhômetro, tentei transcrever para você para que vocês também degustem este prato não tão comum em outras regiões.
Saiba mais sobre o rubação de acordo com o wikipedia.
O Rubacão é uma espécie de baião-de-dois ao qual se adiciona feijão-de-corda (feijão-verde), feijão branco ou mulatinho.
Os outros ingredientes que podem compor o preparado, e que também variam de acordo com a cidade ou tradição local, são em geral o charque, carne-de-sol, toucinho, queijo-de-coalho, arroz-da-terra, manteiga de garrafa, queijo-de-manteiga, nata fresca, creme de leite, tomate, pimentão verde, coentro, pimenta-do-reino e cominho.
O rubacão também é conhecido como arribação, arribaçã, ou arrubacão, quando a carne bovina ou suína é trocada pela carne deste pássaro – arribação, conhecido também como avoante – (Zenaida auriculata), de pequeno porte, mas que agora está em extinção, sendo a sua caça proibida pelo IBAMA.
Possivelmente, a origem do nome rubacão, derivaria originalmente, dessa forma de preparar o prato com a carne da pequena avoante.
Prato típico nos estados da Paraíba e do Ceará
Prefiro fazer o rubacão com feijão verde, mas pode ser feito com o feijão fradinho, feijão de corda ou feijão macassar.
Os tipos de feijão pode variar de nome dependendo de sua região.
Receita de Rubacão
Ingredientes
- 500 g de feijão verde
- 200 gramas de arroz 01 xícaras de chá
- 500 g de carne de charque ou carne de sol cortada em cubinhos e dessalgada
- 01 cebola picadinha
- 02 dentes de alho amassados
- 04 colheres de sopa de nata fresca ou requeijão
- 02 colheres de sopa de manteiga
- 500 ml de leite
- 300 g de queijo de coalho coartado em cubos
- Sal a gosto
- Coentro a gosto
Instruções
- Coloque o feijão para cozinhar, deixar cozinhar até ficar “al dente” acrescente o arroz.
- (Se usar o feijão de corda, fradinho ou macassar colocar antes de molho na água por 30 minutos e cozinhar na pressão se preferir por 15 minutos para acelerar o cozimento)
- Enquanto isso refogue em outra panela a cebola, o alho e acrescente a carne dessalgada cortada em cubos.
- Depois junte o refogado ao feijão, acrescente o leite deixe cozinhar sempre mexendo até ficar cremoso.
- Experimente o sal, corrija se necessário, acrescente o queijo coalho cortado em cubos a nata sempre mexendo e finalize com coentro, tampe a panela deixe descansar por uns 05 minutos e sirva.
Compartilhe!
6 comentários em “Receita de Rubacão”
Adoro rubacao!!!!É uma comidinha bem “comfort food”, que me faz lembrar da minha saudosa avó, que fazia um rubacao maravilhoso como o seu!!!!!!Bjos e um excelente final de semana!!!!!
Uau!!! Pelos ingredientes parece DELICIOSO!!! ADOREI!!!
Grande beijo, Irene
Teresa não conhecia este prato, mas pelo jeito deve ser muito bom, já que é um prato tradicional aí da sua região.
Deu vontade de experimentar.
Bjs e uma Boa Noite!
Seria muito vergonhoso se eu dissesse que nunca comi antes? hehehe. Mas a cara está mesmo deliciosa e precisava experimentar uma colherzinha disso pra saber se é bom! Quando é que vão disponibilizar a degustação via internet, hein? hehehehe!
Beijos, sucesso!
Ingrid Pimenta
http://pimentanacozinha.blogspot.com.br/
Já que não como carne, segui a receita sem a carne de sol. Ficou muito bom! Ainda melhor do que provei em João Pessoa. Obrigada Tereza!
Essa é a receita autêntica, que saudade desse prato, verdadeiro costume paraíbano..
Humm até estou sonhando, aquele café da manhã com cuscuz, macaxeira e carne de sol, no almoço todo aquele banquete com feijão verde e carne de sol, a noite pra completar um rubecão desses… Amoroso!