Search

Cozido de Músculo- Voce sabe fazer o pirão sem empelotar?

Índice desta receita

Cozido com Pirão era o prato favorito que minha mãe fazia aos domingos na fazenda. Lembro-me da delicadeza que ela fazia o pirão para não empelotar, hoje faço de maneira mais pratica e fica tão lisinho quanto o dela, agora o sabor é outro comida de mãe só mãe sabe fazer.

cozido

Faço o tempero do cozido de modo tradicional, Corto o músculo em cubos, Tempero com dentes de alho amassado, tomates e pimentão verde picados, cebola picada, pitada de colorau para dar cor, pitada de cominho, vinagre, tablete caldo de carne, sal e pimenta a gosto e cheiro verde. começo fazendo um refogado do alho e cebolas depois acrescento o restante dos temperos e coloco a carne para refogar em seguida coloco 2 litros de água fervendo e fecho a panela para cozinhar a carne, faço na panela de pressão, depois de uns 40 minutos de cozimento abro a panela, experimento o sal e coloco os legumes para cozinhar junto com a carne. Legumes geralmente coloco cenoura, batatinha, chuchu, milho verde, abobora, a abobora desmancha mais deixa o caldo do cozido mais grosso suculento.

Pir%C3%A3o

Modo de Fazer o Pirão:
Separe parte do caldo do cozimento da carne. Em uma panela coloque a farinha de mandioca crua e água o suficiente para molhar bem a farinha, em seguida mexendo você vai colocando o caldo quente ate alcançar a consistência desejada. Cozinhe até começar a soltar das bordas da panela.
Sirva o Pirão com o cozido de carne com legumes e para complementar um arroz branco.

É sempre uma prazer voce aqui prestigiando o Teretete na cozinha.
Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Cozido de Músculo- Voce sabe fazer o pirão sem empelotar?? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Compartilhe!

17 comentários em “Cozido de Músculo- Voce sabe fazer o pirão sem empelotar?”

  1. Alô, Tereza
    Eu gosto de cozinhar a carne, como você disse, só que, ao invés de legumes, cozinho meio repolho.
    Depois de cozido, amasso levemente com um garfo, separo em pedaços grandes e tempero com azeite, vinagre e pimenta do reino.
    A carne, eu tempero igual, mas em vasilha separada.
    Parte do caldo vira pirão, a outra eu tomo em xícaras, decoradas com hortela.
    Grande abraço.
    velhopescador.blogspot.com.br

  2. Tê querida,
    então o segredo é molhar a farinha antes de colocar o caldo quente, o meu sempre fica com pilotinhas eu fazia diferente obrigada por essa dica maravilhosa!
    A sua receita é irresistível, adoro uma comidinha simples e saborosa assim!
    Beijos ♥

  3. Ah… que saudade dessa comidinha tão brasileira. Pirão é uma comida que adoro! Nunca tinha feito para acompanhar músculo, mas adorei a idéia! Tb uso esse truque para não empelotar, super eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima