Cozido com Pirão era o prato favorito que minha mãe fazia aos domingos na fazenda. Lembro-me da delicadeza que ela fazia o pirão para não empelotar, hoje faço de maneira mais pratica e fica tão lisinho quanto o dela, agora o sabor é outro comida de mãe só mãe sabe fazer.
Faço o tempero do cozido de modo tradicional, Corto o músculo em cubos, Tempero com dentes de alho amassado, tomates e pimentão verde picados, cebola picada, pitada de colorau para dar cor, pitada de cominho, vinagre, tablete caldo de carne, sal e pimenta a gosto e cheiro verde. começo fazendo um refogado do alho e cebolas depois acrescento o restante dos temperos e coloco a carne para refogar em seguida coloco 2 litros de água fervendo e fecho a panela para cozinhar a carne, faço na panela de pressão, depois de uns 40 minutos de cozimento abro a panela, experimento o sal e coloco os legumes para cozinhar junto com a carne. Legumes geralmente coloco cenoura, batatinha, chuchu, milho verde, abobora, a abobora desmancha mais deixa o caldo do cozido mais grosso suculento.
Modo de Fazer o Pirão:
Separe parte do caldo do cozimento da carne. Em uma panela coloque a farinha de mandioca crua e água o suficiente para molhar bem a farinha, em seguida mexendo você vai colocando o caldo quente ate alcançar a consistência desejada. Cozinhe até começar a soltar das bordas da panela.
Sirva o Pirão com o cozido de carne com legumes e para complementar um arroz branco.
17 Comentários
Guloso e Saudável
15 de agosto de 2012 13:04Olá Teresa,
Gostamos muito de músculo cozido, o pirão do caldo é delicioso,ótima sugestão de receita.
Beijo,
Vânia
Érica
15 de agosto de 2012 14:27Teresa, que delícia de prato, amo músculo cozido é uma das minhas carnes preferidas, com esse pirão deve ter ficado bom demais.
bjs
Élio Roldan Anderson
15 de agosto de 2012 16:22Alô, Tereza
Eu gosto de cozinhar a carne, como você disse, só que, ao invés de legumes, cozinho meio repolho.
Depois de cozido, amasso levemente com um garfo, separo em pedaços grandes e tempero com azeite, vinagre e pimenta do reino.
A carne, eu tempero igual, mas em vasilha separada.
Parte do caldo vira pirão, a outra eu tomo em xícaras, decoradas com hortela.
Grande abraço.
velhopescador.blogspot.com.br
Fê Dayrell
15 de agosto de 2012 18:47Teresa hoje você tem duas coisas de amo cozido e pirão. Tem coisa mais gostosa e cara de mãe que este prato?
Bjo
luci
15 de agosto de 2012 19:13Que delícia adorei beijos
Andréa
15 de agosto de 2012 19:58Tê querida,
então o segredo é molhar a farinha antes de colocar o caldo quente, o meu sempre fica com pilotinhas eu fazia diferente obrigada por essa dica maravilhosa!
A sua receita é irresistível, adoro uma comidinha simples e saborosa assim!
Beijos ♥
Renata
16 de agosto de 2012 08:24Ah… que saudade dessa comidinha tão brasileira. Pirão é uma comida que adoro! Nunca tinha feito para acompanhar músculo, mas adorei a idéia! Tb uso esse truque para não empelotar, super eficiente.
Cozinha de Mulher
16 de agosto de 2012 12:24Teresa minha amiga.. pirão é uma perdição divina rsrs
Eu adoro!! um pirãozinho com uma pimentinha.. Hummmmmmmmm
Eu como que fico triste rssr
Beijinhos
Sheila
Iliane
16 de agosto de 2012 13:25teresa..eu amo esse tipo de receita..adoroooo..pirão..é tudo de bom mesmo..amei suas dicas..bjo
Lawana Vale.
16 de agosto de 2012 14:32Mulher, e do nada meu blog sumiu as fotos??? o q sera hein?? ME AJUDAAAA!!!
Léia
17 de agosto de 2012 00:10Oi Teresa, achei divina sua receita.Adorei.Beijos e tudo de bom.
Anonymous
18 de novembro de 2012 18:11Teresa… é água fria mesmo para desmanchar a farinha antes de colocar o caldo quente?
Teresa Newman Medeiros
19 de novembro de 2012 11:19é sim, água fria mesmo.
Maria de Lourdes Ruiz
19 de abril de 2013 12:50Teresa hoje pela manhãzinha tirei do freezer uma porção de músculo picadinhos em cubos pra fazer algo desse gênero mas sem ter algo definido. E você vem com essa receita…vou fazer. Maravilha!
Bjs
Aurea
28 de outubro de 2016 22:07Teresa me falaram que existe um pirão frio, que ñ leva ao fogo e fica igual ao quente. É verdade???
Teretete na Cozinha
29 de outubro de 2016 21:44Aurea não conheço… este dá para preparar a base fora do fogo e colocar o caldo quente, mas gosto de deixar ferver depois.
Joseane Cardoso
24 de janeiro de 2017 12:17Amei a dica. Sempre empelotei o pirão. Experimentei hoje sua dica é ficou perfeito, lisinho. Obrigada pela dica.
Deixe um comentário