Cozido com Pirão era o prato favorito que minha mãe fazia aos domingos na fazenda. Lembro-me da delicadeza que ela fazia o pirão para não empelotar, hoje faço de maneira mais pratica e fica tão lisinho quanto o dela, agora o sabor é outro comida de mãe só mãe sabe fazer.
Faço o tempero do cozido de modo tradicional, Corto o músculo em cubos, Tempero com dentes de alho amassado, tomates e pimentão verde picados, cebola picada, pitada de colorau para dar cor, pitada de cominho, vinagre, tablete caldo de carne, sal e pimenta a gosto e cheiro verde. começo fazendo um refogado do alho e cebolas depois acrescento o restante dos temperos e coloco a carne para refogar em seguida coloco 2 litros de água fervendo e fecho a panela para cozinhar a carne, faço na panela de pressão, depois de uns 40 minutos de cozimento abro a panela, experimento o sal e coloco os legumes para cozinhar junto com a carne. Legumes geralmente coloco cenoura, batatinha, chuchu, milho verde, abobora, a abobora desmancha mais deixa o caldo do cozido mais grosso suculento.
Modo de Fazer o Pirão:
Separe parte do caldo do cozimento da carne. Em uma panela coloque a farinha de mandioca crua e água o suficiente para molhar bem a farinha, em seguida mexendo você vai colocando o caldo quente ate alcançar a consistência desejada. Cozinhe até começar a soltar das bordas da panela.
Sirva o Pirão com o cozido de carne com legumes e para complementar um arroz branco.