Como preparar carne moída soltinha

Atualizado em:

Vocês sabem como preparar carne moída e ficar soltinha sem gominhos?

Preparar carne moída não é complicado, mas tem um truque que aprendi como deixar a carne soltinha sem formar aqueles gominhos. Esta dica  ouvi Ana Maria Braga ensinando e nunca mais larguei.

A carne moída é sempre muito versátil, crua vira quibe, hambúrguer, rocambole já cozida é um passo para macarrão,  panquecas, cachorro quente e por ai vai, muito pratico. Aqui em casa sempre tenho pronta.

Prefiro escolher a carne no açougue depois mando moer , assim sei a carne que estou comprando, posso escolher carne sem nervos, sem gorduras  e ainda posso moer duas vezes que é assim que eu prefiro.

 

Modo de Fazer carne moída soltinha:

1- Coloque a carne moída lavada e escorrida em uma panela com um fio de óleo e leve ao fogo,   sempre mexendo com um garfo para ela não formar gominhos.

2-  Depois da carne soltinha ela solta a água você acrescente seus *temperos preferidos e deixar cozinhar bem. Deixe ela cozinhando com a própria água que solta da carne.

Se quiser a carne mais úmida acrescente um pouco de água quente ou caldo de carne quente no final do cozimento.

(Tempero com cebola picadinha, alho, tomate sem pele, um fio de molho shoyo sal e pimenta)

Dicas:

Nunca coloco água fria em uma panela que está cozinhando, porque segundo mamãe tirava o gosto do tempero, aprendi, sempre que estou fazendo alguma coisa já tenho uma chaleira com água no fogão.


Aqui receitas que você pode fazer com carne moída:

Panquecas de carne moída

Bolo de carne Moída

Lasanha de panquecas

 

 

 

Compartilhe!

Você pode gostar

9 Comentários

  • Érica
    17 de maio de 2012 14:27

    Também gosto da carne moída quando fica bem soltinha, gosto de comprar patinho e mandar moer, ou moer em casa (mas como estou sem tempo, isso fica difícil). Uma coisa que tenho percebido é que a carne não fica solta quando compro num supermercado aqui, nos outro que compro também a carne fica sempre soltinha, mesmo quando esqueço de deixar descongelar e coloco direto na panela ela fica linda igual a sua.
    bjs

  • Guloso e Saudável
    17 de maio de 2012 15:31

    Olá Teresa,
    As mães sempre a quererem nos proteger, depois temos de aprender sozinhas, eu penso carne moída boa é a que escolhemos a peça e é moída na nossa frente…, depois varia da preferência de cada um, com um pouquinho de cominho com pimenta do reino do mercado central de João Pessoa, fica deliciosa.
    Beijo,
    Vânia

  • Iliane
    17 de maio de 2012 17:27

    tambem gosto de carne moida soltinha..amei as dicas de sua mãe..mãe sempre sabe né não?bjo

  • Andréa
    17 de maio de 2012 18:54

    OLÁ TEREZA,
    CARNE MOÍDA NÃO DÁ PRA FICAR SEM ELA, É PAU PRA TODA
    OBRA, RSRS, UMA MÃO NA LATA, RSRS.
    É MUITO VERSÁTIL E TODOS OS PRATOS FEITO COM CARNE
    MOÍDA FICAM BONS.
    A SUA CARNE FICOU BOA DEMAIS!

    BJS ♥

  • Andréa Potsch
    17 de maio de 2012 19:50

    Também gosto soltinha. Carne moída em bolotas ninguém merece! 🙂
    bjs

  • Kelly
    18 de maio de 2012 02:32

    Eu fazia assim, mas agora eu refogo a cebola e o alho, e então coloco a carne para refogar… Ela fica com sabor melhor e não fica borrachudinha;-)
    Bjs!

    http://www.amenidadesdekelly.blogspot.com

  • feijaonoprato.com
    22 de maio de 2012 17:07

    Minha cozinha não funciona sem o tal do boi ralado – ele quebra um galhão. A sua carninha ficou show!

    Eli

  • Barbara Sacoman
    8 de janeiro de 2014 23:06

    Minha mae trabalhou num açougue, então aprendi vários macetes para comprar carne. Para comprar carne moida, primeiro peço ao açougueiro a quantidade em carne para bife (ai o açougueiro limpa bem a carne), e depois peço para moer. Sempre comprar patinho, coxão mole ou alcatras. As demais carnes ficam com gosto ruim pelo excesso de gordura e nervos. Para temperar, sempre com cebola e sal. Nao é necessário acrescentar agua durante o preparo, a própria cebola e a carne soltam um pouquinho de agua suficiente para o cozimento. Ai é deixar “apurar” para secar a agua.

  • Lineu Cotrim
    30 de setembro de 2014 19:14

    Aprendi com meu filho que é cheff de cozinha, que ao contrário do que é sugerido (fritar com uma colher de óleo), não se usa nenhum tipo de gordura para a carne moída. Frita-se apenas com a gordura da própria carne que vai se soltando e acrescentando água na medida em que vai secando. Utilizo este método porque funciona mesmo.

Deixe um comentário