Sorvete caseiro cremoso tipo Industrial – Luzinete Veiga

Índice desta receita

Sorvete caseiro cremoso tipo Industrial, receita das antigas de Luzinete Veiga, receita que também fez muito sucesso na comunidade Culinária e Receitas no Orkut.

Receita maravilhosa, sorvete caseiro cremoso com textura semelhante ao industrial. Fiz para consumo domestico, não sei o período de validade, mas como todo sorvete deve manter-se em freezer, uma vez descongelado vai criar cristais de gelo como qualquer outro sorvete.

Rendimento 04 litros e ½ de sorvete.

Dica da Paty Culiver no blog culinária e receitas:

  1. Um dos segredos para cremosidade dessa receita é  não colocar frutas frescas e sim feita à geleia,
  2. No lugar da geleia pode se usar o pó para sorvete, na ocasião eu (Teresa Newman) não tinha o pó para sorvete em casa fiz com o pó para refresco tipo Tang e ficou maravilhoso, a quantidade você vai adaptando ao seu paladar.
060

060 thumb
Imprimir

Sorvete caseiro cremoso tipo Industrial

Autor Luzinete Veiga

Ingredientes

  • 01 litro de leite longa vida
  • 01 xicara de açúcar
  • 02 colheres de chá de liga neutra bem cheia
  • 01 lata de creme de leite
  • 01 lata de leite condensado
  • Pó para sorvete sabor de sua preferencia
  • 02 colheres de sobremesa rasa de emulsificante

Instruções

Primeira etapa

  • Bata no liquidificador o leite o açúcar e a liga neutra por 05 minutos.
  • Coloque em uma assadeira e leve ao freezer por 4 horas, depois de congelado *divida a base ao meio se quiser fazer mais de um sabor, caso contrario não precisa.

Segunda etapa

  • Na batedeira pegue metade da massa base congelada acrescente 1/2 lata de creme de leite e 1/2 lata de leite condensado e 03 colheres de sopa de pó para sorvete (eu usei tang de Morango) 01 colher de sobremesa rasa de emulsificante, bater de 10 a 15 minutos ou até que dobre de volume, em seguida acrescente 1 xícara de chá de geleia de morango em pedaços.

Notas

Na segunda etapa usamos só a metade da receita base, pois rende bastante. No caso dá para fazer de dois sabores, caso você queira fazer todo de um mesmo sabor não precisa dividir a base nem os ingredientes restante, exemplo, o leite condensado que usa a metade em meia receita usa todo e assim por diante, caso contrario use a outra metade da base com a outra metade do creme de leite e o leite moça o sabor e o emulsificante e faça mais um sabor de sua preferencia.
Rendimento aproximadamente 04 litros em meio.

Ps:

Aqui no blog comunidade e receitas tem mais dicas da receita passada pela querida Paty Culiver

Receita original da Luzinete Veiga aqui

Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Sorvete caseiro cremoso tipo Industrial – Luzinete Veiga? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Compartilhe!

97 comentários em “Sorvete caseiro cremoso tipo Industrial – Luzinete Veiga”

  1. MEU ABRAÇO A MINHA QUERIDA LUZINETE PROFESSORA MINHA
    SERA QUE POSSO ACRECENTAR NO SORVETE UMA CALDA COM PEDAÇOS DE FRUTAS MUITO OBRIGADO

  2. eu acho maravilhosa as receitas da luzinete e uma pena que a televisao brasileira nao valorise os quadros de culinaria pois ficaria horas vendo culinarias como as da luzinete que sao maravilhosas un beijao sandra a

    1. Rafaela de acordo com meus conhecimentos não pode ser substituído por gelatina.
      Liga Neutra: é uma liga formada por estabilizantes que possuem alguma função emulsificante de maneira a fornecer o melhor resultado na estabilidade, corpo e durabilidade do sorvete.
      Fonte Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

  3. Gostei muito, atualmente vendo sorvete, só q compro em baldes já pronto, mas gostaria de aprender, para q eu possa melhorar a qualidade e o lucro; eu pergunto a Sra. poderia me dizer qual a quantidade produzida com esses ingredientes?

  4. Gostei muito, atualmente vendo sorvete, só q compro em baldes já pronto, mas gostaria de aprender, para q eu possa melhorar a qualidade e o lucro; eu pergunto a Sra. poderia me dizer qual a quantidade produzida com esses ingredientes?

  5. olá, eu já fiz sorvete de massa de uma outra receita, segui todos os passos usando liga neutra, emulsificante, leite, leite em pó, açúcar, leite moça e pó para sorvete. depois de pront ficou duro demais. a minha dúvida é esse sorvete fica tipo sorvete de massa industrial? também tenho outra dúvida, na receita a segunda etapa pede para bater a massa base duas vezes, é isso mesmo? obrigada

  6. Bom dia!!!! Adorei seu blog!!! E receitas…..
    Fiz o sorvete de maracujá com calda da poupa cozida, ainda com algumas modificações pq sou intolerante a lactose e meu marido diabético, no lugar do açúcar – adoçante, leite sem lactose, creme de leite de soja e deixei de fora o leite condensado pq o de soja não é tão bom assim :o( não encontrei o sabor de maracujá coloquei o concentrado de maracujá, poderia ter usado um suco diet, mas não tinha no momento srsrsr, com tantas modificações qual foi o vilão principal para não ficar macio o sorvete? Obrigada
    Made

  7. Peço me informar em que tipo de loja é vendido esses ingredientes: liga neutra e emulsificante. E em que quantidades são vendidos.
    obrigada
    Neusa

  8. gostaria e saber por quê minha receita as vezes cristaliza e quando uso pedaços de frutas elas dessem e fica só embaixo, não mistura ao sorvete.

  9. fiz o sorvete ficou muito bom, mas ficou um pouco duro fiz tudo certinho
    nas medidas, no horario, ficou cremoso mas um pouco duro será pq usei batedeira comum, pq não tenho uma mais potente?
    bjs obg.

  10. Olá!!
    Fiz este sorvete, ficou uma delícia, mais depois de congelado, ficou tipo em camadas, ao tirar do pote com a colher, sai tipo em camadas e não como os industrializados que deslizam na colher ao tirar, não sei se consegui explicar direito.
    Gostaria de saber se tem algum segredo ao despejar no pote para congelar.
    mais lembrando, ficou muiiito bom.
    Obrigada por compartilhar com a gente!!

    1. Monique nunca fiz com chocolate, por isso não vou arriscar em dizer a quantidade, é melhor você ir fazendo a base para chegar na quantidade que você ache que seja suficiente. É que não gosto de afirmar uma coisa sem antes testar.

      1. Boa noite, sorvete de chocolate, aqui no Ceasa do Rio de janeiro, tem uma loja que vende cacau em pó, é excelente, pacotes de 1kg, dar pra fazer centenas de sorvetes, um ótimo produto.

    2. lembro que fazia muito sorvete de chocolate,,o melhor de todas,,,,pra quem é viciada em chocolate que nem eu…..mas vcs nao tem ideia,,,,,vc jura que é um sorvete de empresa muito chik……nao tem diferença do industrial nem pra caseiro,

  11. A muitos anos eu fazia pra minhas filhas .a receita estava no meu caderno. E hoje comentei com minha filha. E ela ao fazer uma limpeza nos livros jogou minha receita que estava no caderno fora..aí tive a ideia de ver no site.. E coloquei alguns ingredientes para ver se eu achava igual.. Achei era essa receita mesmo estou muito feliz agora vou fazer para meu neto…amei.

  12. Olá, eu tenho uma dúvida: eu posso bater todos os ingredientes reservando a essência e o emulsificante para a 2ª parte e já na 2ª parte eu poderia bater o emulsificante com a pasta base sem a essência e dividir direto nos potes em partes iguais (para fazer mais de um sabor) e só acrescentar as essências direto nos potes e finalizar?

  13. Olá, sou aqui do Norte e sempre adoramos os sorvetes de frutas regionais, pois gostaria de saber se essa receita pode ser usada com polpa de fruta(cupuaçu, grávida, etc) pastorizadas?
    Aguardo a sua resposta e lhe agradeço desde já!

  14. Luzinete Veiga fez essa receita no Note e Anote da Ana Maria Braga 19 anos atraz. Eu fiz muitas vezes e sempre ficou maravilhoso. Eu usava também polpa de cupuaçú, bacuri, taperebá e outras aqui da amazonia processadas e congeladas. Elas não viram pedra assim como o gelo. Ficam tipo uma pasta grossa bem gelada e firme e assim eu variava no sabor dos sorvetes. É a melhor receita que já vi. Se quizerem tirar alguma dúvida me chamem pelo whatsapp (96)99138-1994

  15. Oi!! Adorei essa receita!! Mas a Luziete veiga tinha uma q era muito boa, também, mas eu perdi, era 1 litro de leite, acho q 3 c. Sopa amido de milho, e açúcar, levava ao fogo até ficar um mingau ralo, esfriar antes , de ir ao freezer, depois dessa etapa congelado batia com liga neutra alguma coisa assim, alguém tem ou lembra dessa receita!????

  16. Oi gente! As vezes não dá certo qdo usamos o emulsificante além da conta. Ele cresce muito e fica muito fofo e quebradiço.Se fizer como manda a receita…medidas respeitadas, não tem como não dá certo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação desta Receita




Rolar para cima