Pão integral caseiro

Índice desta receita

Não sou adepta a comer só pão integral, mesmo não sendo tão saudável  prefiro o pão de  massa branco, mas de vez em quando da na telha e faço pães na versão integral.

Esta receita é da querida Cynthia do Blog receitas daCyn, que manja muito bem na cozinha, particularmente eu  nunca tinha conseguido um resultado tão bom em pão integral, geralmente fica seco pesado, mais está receita está na medida, o pão ficou muito macio.  Para quem não tem pratica em fazer pães sugiro fazer na forma,  esta massa é mais mole para fazer o pão  modelado, mas consegue, basta segui o modo de fazer a risca como a Cynthia sugeriu.

Para fazer os pães na forma de pão de forma, a massa pode ficar mais mole, se quiser modelar os pães, polvilhe farinha de trigo na mesa, e vá secando a massa, enquanto sova.

P%25C3%25A3o+de+integral%255B9%255D
Pão de integral9
Imprimir

Pão integral caseiro

Ingredientes

  • 45 g de fermento biológico fresco ou 01 sache de fermento biológico seco (10 gramas)
  • 01 ovo inteiro
  • 2 e 1/2 xícara chá de água
  • 1/4 xícara chá de iogurte natural
  • 100 g de manteiga ou margarina – em temperatura ambiente
  • 01 colher sopa de açúcar
  • 01 colher sopa de sal
  • 03 xícaras chá de farinha de trigo integral
  • 1/2 xícara chá de germem de trigo
  • 1/2 xícara chá de farelo de trigo
  • 1/4 xícara(chá de aveia em flocos finos
  • 1/2 xícara chá de farinha de trigo branca

Instruções

Eu segui a ordem dos ingredientes e sovei na MFP, mais você pode fazer manualmente, segue o modo de fazer:

  • Coloque numa bacia o fermento, e o açúcar, mexa até dissolve-ló, coloque o sal, o iogurte, a margarina e o ovo batido e a água. Mexa. Junte os integrais, e misture bem, aos poucos vá colocando a farinha de trigo branca para dar ponto na massa.
  • Para fazer os pães na forma de pão de forma, a massa pode ficar mais mole, se quiser modelar os pães, polvilhe farinha de trigo na mesa, e vá secando a massa, enquanto sova.
  • Deixe descansar por uns 30 à 40 minutos, até crescer. Depois divida a massa, modele e coloque na forma. Deixe crescer novamente e leve para assar. Forno pré aquecido e baixo, assim que os pães já tiverem crescido aumente a temperatura do forno para doura-lós.
  • Pode pincelar gema por cima, antes de ir ao forno, e polvilhar gergelim, semente de linhaça ou o que preferir.
Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Pão integral caseiro? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Compartilhe!

22 comentários em “Pão integral caseiro”

  1. Acabei de “tentar” uma receita e ficou muito gostoso, mas ele baixou e ficou pesado. Vou tentar a sua, depois digo como foi. Neide

    1. Dá para incluir a quinoa, a linhaça… mas a substituição do liquido por algo sem lactose não sei ti informar, se bem que faço um pão que leva água na massa é fica muito bom, se voce experimentar depois vem contar pra gente.

  2. Olá, testei essa receita agora e está totalmente incorreta! Os pãezinhos ficaram com um gosto super forte de fermento, impossível de comer. Olhando outras receitas de pães percebi que essa receita postada aqui está com uma quantidade absurda de fermento, com certeza errada. Você deveria testar as receitas antes de postá-las.

  3. Yamuna todas as receitas do meu blog são testadas e aprovadas por mim, as fotos que posto são de minha autoria. A quantidade do fermento para a receita está correta, por sinal a receita é de uma professora de culinária Cyntia Goetz,cujo link está no inicio do post da receita. Acho que voce se equivocou e usou o fermento seco. Que no caso usei o fresco, que é o que misturamos com o açúcar. 5 g de Fermento Instantâneo = 5 g de Fermento Seco = 15 g de Fermento Fresco. Concluindo, 45 gramas de fermento fresco equivale a um sache de 15 gramas de fermento seco

  4. Fiz ontem esse pão e e maravilhoso amei fofinho vou fazer mais vezes, sempre faço pão integral mais esse ganhou de todos. Obrigada pela receita.

  5. Acabei de tirar meus pães do forno. Eu não acreditei… estavam perfeitos, ou melhor, mais-que-perfeitos!
    Úmidos e macios. Delícia! Obrigada por compartilhar esta receita. Eu só como pão integral e esta receita foi um grande achado. Chega de pão pesado e seco!
    Eu só gostaria de avisar as desavisadas que a massa é molinha e que rende muuuuiiittto. Eu fiz três formas grandes e cresceram bastante.

    Beijos para todos! Virei fã do teretetê nacozinha.

  6. Edileuza Ferreira

    Fiquei bem decepcionada que a receita não faz o pão que você mostra na foto. E não me fale que está escrito, porque é natural a associação. Testei a sua receita e fiz duas medidas, tentei fazer a massa para moldar mas não deu certo. Resultado, muito dinheiro e ingredientes jogados fora. Acho que você deveria ter mais responsabilidade.

    1. Edileuza, todas as receitas que eu posto são receitas testadas e aprovadas por mim. As fotos são de minha autoria com o resultado final. Não sei se você tem pratica em fazer pão, mas até a umidade do ar e o tipo de farinha utilizada podem afetar (e às vezes muito o resultado final)
      Você balanceou a receita para duplicar a receita?
      Leu o passo a passo da receita na integra? Para fazer os pães na forma de pão de forma, a massa pode ficar mais mole, se quiser modelar os pães, polvilhe farinha de trigo na mesa, e vá secando a massa, enquanto sova.

  7. Ana vieira Machado Fernandes.

    Vou tentar fazer essa receita, c der certo volto comentar, pq faco pão de farinha branca e agora quero tentar o integral.

  8. Amiga Tereza, obrigada pela referência ao meu Blog 🙂
    Esta receita foi uma das primeiras, integrais que eu fiz, e ela é realmente ótima.
    Vou deixar uma dica para quem está dizendo que a receita não dá certo. Dá SIM!!!
    Tem que fazer exatamente como ela está, seguir as medidas certinhas, pois TODAS as receitas que eu posto no meu Blog, são exatas e sem margem de erro. Erro, só se a pessoa que a está fazendo, modifique por sua conta e risco alguma coisa…
    Tem o fator clima, ingredientes diferentes tambem … várias coisas à serem analisadas.
    No mais, segue o baile rsrsrs
    Obrigada amiga
    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação desta Receita




Rolar para cima