Receita típica portuguesa, lombo de Bacalhau confitado no azeite, já da para imaginar o sabor. É de comer rezando.
Tinha muita vontade de preparar o Bacalhau confitado, mas por um motivo ou por outro acabava desistindo. Chegou o dia de preparar para receber uns amigos, e o resultado não podia ter sido melhor. Muito simples de fazer e uma receita que farei outras vezes, não segui receitas especificas fui lendo um pouco aqui ou ali, sei que não precisou usar o azeite que li na maioria das receitas, consegui fazer bem com bem menos. Não sei se foi porque coloquei primeiro o bacalhau na travessa depois foi que reguei o azeite. O resultado é um bacalhau com uma textura maravilhosa, super macio. O Tempo de forno vai variar com a temperatura e quantidade.
Bacalhau Confitado
Ingredientes
- 02 quilos de Lombo de bacalhau limpo dessalgado e escorrido.
- Azeite virgem o suficiente para cobrir os lombos – Usei mais ou menos 1 litro
- Pimenta do reino preta em grãos
- Dentes de alho com a casca
- Folhas de Louro
- Raminhos de Alecrim fresco a gosto
- Sal se for preciso não usei
Instruções
- Num pirex grande que caibam as postas de bacalhau lado a lado, regue o pirex com um pouco de azeite e arrume o bacalhau, coloque os dentes de alhos, pimenta e o louro, o alecrim se você gostar, verifique o sal, possa ser que precise você acrescentar, regue com o azeite ate atingir, pelo menos a altura do bacalhau.
- Coloque na geladeira por mais ou menos uma hora para tomar gosto.
- Leve ao forno preaquecido e em temperatura baixa por cerca de 01 hora e meia ou até que o bacalhau esteja cozido e macio.
- O objetivo é que o bacalhau cozinhe lentamente no azeite (confite). Por isso a temperatura do forno não pode estar alta para que o azeite não ferva e frite o bacalhau em vez de cozinhar.
- O tempo de forno vai variar com a temperatura e quantidade.
- Servi com tomates cereja confitados e arroz branco.
Compartilhe!
6 comentários em “Bacalhau Confitado”
Adoro bacalhau e assim nunca fiz.
Adorei o aspecto deve ter ficado maravilhoso
bj
Oi Teresa!
Acompanho sempre seu blog, apesar de nunca ter comentado. Mas hoje fiquei com uma dúvida, posso deixar o bacalhau no azeite de um dia para o outro. Preparar a noite, para assar no almoço?
Obrigada querida, receita maravilhosa!
Beijão…
delicioso. Bjinhos
Olá amiga Tereza.
Saudando para um novo dia e desejando uma excelente Páscoa…
Apreciando este bacalhau confitado e tirando algumas dúvidas.
Por que este nome: confitado?
É a qualidade do bacalhau ou é apenas a receita que se chama por este nome.
O visual é muito apetitosos e goste demais, pois esta uma delicia.
Grata por compartilhar sempre que postar me indique que eu gosto de participar e ser retribuída se não houver empecilho, pois fica a critério de cada um
Um ótimo feriado.
Abraços sempre.
ClaraSol.
Clara, desculpe me que passe de sua pergunta.
O confit é a técnica de cocção de alimentos em gordura, na qual se utiliza baixa temperatura e tempo prolongado para não quebrar a cadeia de fibras do que está sendo confitado.
Tê querida sempre vejo essa receita pelos blogs das amigas portuguesas e de fato parece delicioso, e como foi aprovado por vc, tenho certeza que ficou realmente maravilhoso. Preciso fazer qualquer dia. Adorei. Beijinhos, uma Feliz Páscoa pra vc e sua família e um ótimo final de semana