Search

Pão Petrópolis

Índice desta receita

 

Vocês já comeram o Pão Petrópolis? Muito conhecido por ser servido feito torradas na Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro, combina bem acompanhando um café. Então falou em Pão com café Teresa já se anima.

Ana Maria Braga anos atrás ensinou fazer esse pão Petrópolis na Tv, em seguida a querida Akemi do Blog Pecado da Gula fez umas pequenas alterações nas medidas as medidas em xícaras fornecidas pelo site do programa não correspondiam ao peso em gramas de alguns ingredientes. Para mim foi fácil que já peguei arrumadinhas. Obrigada Akemi.

Pão macio, levemente adocicado  uma delícia  esse pão, textura maravilhosa feito torradas então nem se fala… imagino que um sanduíche fique maravilhoso.

Segui a sequência dos ingredientes e sovei na máquina de fazer pão, mas você pode fazer manual como ensina a receita.

Pão Petropolis

Ingredientes:
 
 * xícara medida 240 ml
 

50 g de açúcar (1/4 xícara)

400 g de farinha de trigo (2 ¾ xícara)

30 g de fermento biológico fresco (usei 1 colher de sopa do fermento

seco para pão)

01 pitada de sal

01 colher de (sopa) cheia de manteiga sem sal em temperatura ambiente

180 ml de leite (3/4 xícara)

01 ovo para a massa

01 gema misturada com 1 colher (chá) de café pronto para pincelar o pão.

 

Modo de Fazer:

Numa vasilha grande, coloque a manteiga, o leite, o ovo levemente batido.

Junte o açúcar, o fermento fresco esmigalhado ou seco e vá adicionando a farinha aos poucos.

Misture bem com uma colher até incorporar a farinha e despeje na mesa.

Sove até ficar macia e homogênea, polvilhando um pouco de farinha de trigo se necessário para desgrudar a massa das mãos.

Deixe a massa descansando por 20 minutos.

Modele o pão e coloque numa forma de pão untada e forrada nas laterais com papel manteiga com uns 15 Cm de altura para fora.

Pincele a superfície com a gema e deixe crescer até dobrar de volume.

Leve ao forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 30 minutos. Desenforme e sirva em seguida.

Obs:

Esta massa rende bastante, ideal é fazer na forma para pão n 03 que é a de 30 centímetros, já fiz em formas menores mas achei que ficou alto demais.

 
Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Pão Petrópolis? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Compartilhe!

26 comentários em “Pão Petrópolis”

  1. Bom dia, Teresa!!! Quero fazer esse pão na máquina também, parece delicioso! Você sovou na máquina, depois tirou a massa, colocou na forma, deixou descansar até dobrar de volume e assou no forno normal, certo? Se tiver feito algo diferente, me avise, por favor!!!
    Beijos!

  2. lindo ficou teresa..já tentei fazer esse pão varias vezes..e numca deu certo..fica até gostoso..mas..não tão bonito quanto o seu!!e..quando vejo uma foto nova..me vem vontade fazer..aqui tá bem friozinho e esse pão seria tudo de bom..parabens pelo seu..ficou maravilhoso..bjo

  3. Me disseram que o pão da Ana Maria estavam com as medidas erradas, por isso nem tentei fazê-lo. Mas agora vou levar sua receita corrigida pela Akemi.
    Lindo pão!
    Tem resposta ao seu comentário lá no meu blog, quando puder entra lá e leia.

    Bjs

  4. Esse pão fez o maior sucesso na blogsfera né amiga, ficou lindíssimo o seu, com uma manteiguinha deu água na boca. Perfeito. Bjocas

  5. Teresa, hoje está um dia ótimo pra assar um pãozinho! Esse tempinho frio inspira a acender o forno e uma fatia de um pão como esse torrada com um bela manteiga aviação… hummmm! Salivei só de pensar! rsss
    Obrigada por creditar as alterações. Quem tem balança não vai ter problema nenhum mas nem todos a tem, não é mesmo?
    Bjss e uma boa tarde!!!

  6. Olá Teresa, bom dia.
    Permita-me cumprimentá-la pelo post muio bem produzido e cujo o assunto foi também motivo de postagem minha quando da publicação desta receita no referido programa televisivo. Na ocasião (6 de janeiro de 2012) salientei exatamente as mesmas dificuldades descritas na receita original deste pão sensacional, mas que havia sido tratado de maneira equivocada pelo programa por causa das medidas erradas.

    Grande abraço.

  7. Fiz e ficou maravilhoso! Só uma obs: nessa receita, a medida em peso não corresponde à medida em xícaras. Fiz medindo com xícara e deu certo.
    Aqui acharam um pouco doce demais. Estou fazendo um agora com a metade do açúcar. Vou ver se vai ficar tão saboroso qt a receita original.
    Obrigada por compartilhar!

    1. Fatima a medida é aproximada, numero decimais… acabo colocando em xícaras porque nem todo mundo dispõe de balança.Que bom que você gostou do pão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima