Hoje tem pão de azeite no Teretetê na ciranda de receitas, mas não é qualquer pão é “O Pão” .
Tenho a honra de receber na cozinha do Teretetê a Angela do blog Ora Pitangas, uma querida, bam bam bam no manuseio com massas. Sou Fã! Alem do maravilhoso Pão de azeite a Angela compartilhou mais algumas dicas conosco que está logo ai abaixo da receita.
Blogs participantes da Ciranda de Receitas:
http://www.anaclaudianacozinha.com/
http://www.brisandonacozinha.com/
http://cozinharehpreciso.blogspot.com.br/
http://www.nacozinhabrasil.com/
http://ohhceuss.blogspot.com.br/
http://orapitangas.blogspot.com.br/
http://www.andreaquitutes.com/
http://www.sosimplesassim.com.br/
https://www.teretetenacozinha.com.br/
Bom demais!!! Sempre babo com as postagens do ora pitangas, ela aqui na cozinha do Teretetê é o máximo. Angela um abraço de urso panda para você.
Segundo a Ângela “a massa do Pão de Azeite é muito versátil, pode ser um pão simples muito saboroso, com acabamento simples de farinha ou eggwash ou ainda a massa pode ser recheada e virar uma trança ou rocambole, desde que o recheio não seja muito carregado de gordura.”
Vamos a receita:

Pão de azeite
Ingredientes
- 04 xícaras de chá de farinha de trigo (aproximadamente)
- 01 colher de chá de sal
- 01 colher de sopa de açúcar cristal
- 01 colher de chá de fermento seco biológico
- 300 ml de água mineral ou água fervida e fria
- 05 colheres de sopa de azeite
Instruções
- 1. Misture os secos (reserve 1 xícara de farinha para a sova),
- 2. Misture o azeite com a água, emulsione com um garfo
- 3. Amasse até que fique uma massa homogênea
- 4. Sove por alguns minutos
- 5. Coloque a massa em um bowl enfarinhado, cubra e deixe crescer até dobrar de volume
- 6. Em seguida abaixe a massa para tirar o gás
- 7. Modele o pão como desejar, deixe crescer por mais 45 minutos
- 8. Faça os cortes e peneire farinha ou se preferir outro acabamento pincele gema batida com água
- 9. Asse em forno preaquecido por aproximadamente 35 min ou até que atinja a cor desejada
Notas
- Na hora do “de gás” (tirar o o gás da massa) e moldar o pão ao invés de saturar a bancada com farinha, use uma peneira fazendo uma nuvem de farinha sobre a bancada, sobre a massa e sobre suas mãos, desta forma você usará o mínimo de farinha possível evitando o ressecamento da massa
- Para moldar o pão em qualquer formato de forma de evitar rachaduras, sempre tencione a massa pelas laterais e empurre para baixo, para o “solado” do pão
- Faça os cortes sem medo, incline a faca afiada, use lamina ou se estiver insegura, use a ponta da tesoura de cozinha, mas sempre faça cortes, os cortes funcionam como uma chaminé, sai o gás e pão cresce.
12 Comentários
Regina Castro
9 de junho de 2016 14:26Estou adorando as dicas da Ângela! Não me surpreende que o pão tenha ficado tão lindo!
Estamos juntas na ciranda, Tê! Adorei sua receita salgada com banana e vou fazer.
Bjs.
angela
9 de junho de 2016 13:20querida Teresa, ficou linda a postagem, grata pelo seu enorme carinho, feliz demais em ser teu par, beijos
Lylia Diógenes
9 de junho de 2016 17:40Uau! Babei com esse pão da Angela! Por sinal todos os pães dela são divinos.Como você falou ela é realmente uma 'bam bam bam" no preparo de pães.
Legal, Teresa! Agora vou lá na Angela curtir sua participação.
Bj e obrigada por estar conosco nessa ciranda,
Lylia
Carla Colombo
9 de junho de 2016 19:11Parece que estou sentindo o sabor e a textura desse pão aqui! Que delícia! E amei as dicas!:)
Ana Paula
9 de junho de 2016 16:14Eu sempre babo com os pães da Angela! Ela arrasa mesmo!
Mas vc tb arrasa nos bolos né Teresa?? Amo tb!
Beijão!!
Andréa
9 de junho de 2016 17:45Tê querida,
Os pães da Ângela são maravilhosos, bela dubla!
Parabéns pra vcs!
Beijinhos ♥
Teresa Newman De Souza
9 de junho de 2016 22:34Carla Colombo Tete gulosa também.rsrs
Teresa Newman De Souza
9 de junho de 2016 22:35É um prazer está girando nessa ciranda com vocês.Lylia Diógenes
Teresa Newman De Souza
9 de junho de 2016 22:40Regina Castro que você gostou, foi feito as pressas, estou com tendinite incomodando, mas ainda bem que deu certo.
Leiliane Fagundes
10 de junho de 2016 12:13Que pão maravilhoso da Ângela, Terê! Só maravilhas nessa ciranda! Abração pra vcs!
Ana Claudia Vasques
10 de junho de 2016 14:37A angela arrasa nos pães e as dicas sempre tão bem vindas!! sua receita de carne com banana quase morri qdo vi. adorei… rsrs receita com cara de tereza… beijos, bom findi!!
Fla – Arte na Cozinha
10 de junho de 2016 13:08Ai ai, cada pão da Angela eu fico ainda mais besta com tanto talento pra isso!
Adorei a receita e adoro vocês duas!
Beijos
Deixe um comentário