Search

Paella com frutos do mar

Índice desta receita

 

Fiz esta paella receita dos Jerônimos,  peguei aqui, não
segui a risca, também fiz menos da metade da receita. Adorei, queria
só que o arroz tivesse ficado mais grudadinho, mas a sugestão da receita do Sr
Jeronimo disse que e quando estava no Brasil usava arroz
tipo parabolizado, assim o fiz. Mas o sabor ficou delicioso. Faltou uns camarões
pistola para decorar o prato.
 
Paella
 

Curiosidade 1: Paella é o nome do utensílio usado para a preparação do prato, que nada mais é que uma frigideira com diâmetro avantajado – 30 cm de diâmetro, no mínimo, mas existem umas que chegam a medir mais de 80 cm – e não muito alta. Paellera, no entanto, é o nome dado à mulher que prepara a comida.

Curiosidade 2:  Alimentação básica de vários países da Ásia, o arroz é cercado de crenças que o associam à prosperidade e felicidade. Os ocidentais também assimilaram essa idéia: o costume de jogar arroz nos noivos simboliza o desejo de felicidade e fartura ao jovem casal.

Curiosidade 3:  A origem da paella data do final da Idade Média e começo do Renascimento, quando os camponeses precisavam preparar um prato que os sustentassem e fosse saboroso, ao mesmo tempo que tivesse ingredientes fáceis de serem encontrados.

Curiosidade 4: A pronúncia correta em espanhol seria algo parecido com Paelha, muito embora seja mais utilizada a pronúncia Paeja, que tem origem na Argentina e Uruguai.

Curiosidade 5: Açafrão é um tempero de origem mediterrânea, um corante de origem vegetal. Das flores de crocus sativus, de cor lilás, violeta ou branca, erguem-se longos estigmas, com formato de trompa, alaranjados que, secos, são utilizados como tempero, principalmente na paella. No Brasil ele também é conhecido como curcumana e açafrão da terra.

Fonte : aqui

Paella
Imprimir

Paella com frutos do mar

Ingredientes

  • Azeite a gosto
  • ½ pimentão verde picado
  • ½ pimentão vermelho picado
  • ½ cabeça de alho-picado
  • 500 g de camarão-rosa médio
  • 1 kg de mexilhão com casca
  • 1 kg de lula sem cartilagem cortada em rodelas mais a cabeça
  • 1 kg de vôndole
  • 1 ½ cebola picada
  • 5 xícaras de arroz sem lavar
  • 11 xícaras de água fervida
  • 12 pistilos fios de açafrão
  • ½ colher sopa de sal
  • 500 g de camarão pistola

Instruções

  • Coloque azeite na panela de paella e leve ao fogo. Refogue os pimentões, o alho e a cebola picados. Com o fogo alto, acrescente a lula, o vôngole, o camarão-rosa médio e o mexilhão com a casca. Espere a água que formou se evaporar e deixe os ingredientes fritarem. Acrescente o arroz.Coloque uma xícara de cada vez, misturando aos frutos do mar. Numa frigideira, deixe o açafrão secar em fogo baixo. Acrescente o sal, amasse bem e depois junte uma xícara de água. Derrame essa mistura sobre a paella. Mexa bem. Acrescente as xícaras de água restantes, uma de cada vez, mexendo sempre. Acrescente o camarão-pistola. Abaixe o fogo, deixe o arroz cozinhar e secar a água. Retire a paella do fogo, cubra por 12 minutos e depois sirva.
É sempre uma prazer voce aqui prestigiando o Teretete na cozinha.
Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Paella com frutos do mar? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Compartilhe!

11 comentários em “Paella com frutos do mar”

  1. coisa mais deliciosa é uma paella!!!a sua tá com um aspecto incrivel!!e..que bom que moras num lugar que tem fruto do mar fresco e com abundancia!!!deve ter ficado dos deuses..bjus amiga..li

  2. Olá, Teresa,
    Faz tempo que eu estava querendo conhecer o seu blog, pois acho o nome divertido e “cantante” (rs). Mas o meu tempo é tão curto, que sempre estou acreditando que não conseguirei “manter” o meu próprio blog, entende?
    Vou me organizar para voltar aqui mais vezes e esmiuçar melhor as suas páginas pois, pra início de conversa, amo paellas.
    Um abraço!

  3. Te…com uma receita fácil assim eu até arrisco fazer (nunca fiz com medo de errar!!)
    A foto da sua tá um “petáculo”!!
    Só falta a oportunidade de encontrar os ingredientes frescos! hehe
    Bjs

  4. Olá Tere, que maravilha seu blog cheio de recitas gostosas e caseiras, vc ai deste lado não deve sofrer com a falta de peixe e crustáceos não é mesmo? Os peixes e frutos do mar são muito caros por aqui…eu compro assim mesmo, mas sempre protesto com os coitados dos vendedores hahahhah. Nunca comi a paella mas morro de vontade de comer um , oseu ta uma delicia pela foto.
    Bjs
    Paula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação desta Receita




Rolar para cima