segui a risca, também fiz menos da metade da receita. Adorei, queria
só que o arroz tivesse ficado mais grudadinho, mas a sugestão da receita do Sr
Jeronimo disse que e quando estava no Brasil usava arroz
tipo parabolizado, assim o fiz. Mas o sabor ficou delicioso. Faltou uns camarões
pistola para decorar o prato.
Curiosidade 1: Paella é o nome do utensílio usado para a preparação do prato, que nada mais é que uma frigideira com diâmetro avantajado – 30 cm de diâmetro, no mínimo, mas existem umas que chegam a medir mais de 80 cm – e não muito alta. Paellera, no entanto, é o nome dado à mulher que prepara a comida.
Curiosidade 2: Alimentação básica de vários países da Ásia, o arroz é cercado de crenças que o associam à prosperidade e felicidade. Os ocidentais também assimilaram essa idéia: o costume de jogar arroz nos noivos simboliza o desejo de felicidade e fartura ao jovem casal.
Curiosidade 3: A origem da paella data do final da Idade Média e começo do Renascimento, quando os camponeses precisavam preparar um prato que os sustentassem e fosse saboroso, ao mesmo tempo que tivesse ingredientes fáceis de serem encontrados.
Curiosidade 4: A pronúncia correta em espanhol seria algo parecido com Paelha, muito embora seja mais utilizada a pronúncia Paeja, que tem origem na Argentina e Uruguai.
Curiosidade 5: Açafrão é um tempero de origem mediterrânea, um corante de origem vegetal. Das flores de crocus sativus, de cor lilás, violeta ou branca, erguem-se longos estigmas, com formato de trompa, alaranjados que, secos, são utilizados como tempero, principalmente na paella. No Brasil ele também é conhecido como curcumana e açafrão da terra.
Fonte : aqui
Paella com frutos do mar
Ingredientes
- Azeite a gosto
- ½ pimentão verde picado
- ½ pimentão vermelho picado
- ½ cabeça de alho-picado
- 500 g de camarão-rosa médio
- 1 kg de mexilhão com casca
- 1 kg de lula sem cartilagem cortada em rodelas mais a cabeça
- 1 kg de vôndole
- 1 ½ cebola picada
- 5 xícaras de arroz sem lavar
- 11 xícaras de água fervida
- 12 pistilos fios de açafrão
- ½ colher sopa de sal
- 500 g de camarão pistola
Instruções
- Coloque azeite na panela de paella e leve ao fogo. Refogue os pimentões, o alho e a cebola picados. Com o fogo alto, acrescente a lula, o vôngole, o camarão-rosa médio e o mexilhão com a casca. Espere a água que formou se evaporar e deixe os ingredientes fritarem. Acrescente o arroz.Coloque uma xícara de cada vez, misturando aos frutos do mar. Numa frigideira, deixe o açafrão secar em fogo baixo. Acrescente o sal, amasse bem e depois junte uma xícara de água. Derrame essa mistura sobre a paella. Mexa bem. Acrescente as xícaras de água restantes, uma de cada vez, mexendo sempre. Acrescente o camarão-pistola. Abaixe o fogo, deixe o arroz cozinhar e secar a água. Retire a paella do fogo, cubra por 12 minutos e depois sirva.
Compartilhe!
11 comentários em “Paella com frutos do mar”
Adoro paella… não sabia de todas estas curiosidades… Tete, também é cultura! 😀
hehehehe
bjssssssssssssss
coisa mais deliciosa é uma paella!!!a sua tá com um aspecto incrivel!!e..que bom que moras num lugar que tem fruto do mar fresco e com abundancia!!!deve ter ficado dos deuses..bjus amiga..li
Parabéns pela receita- e pela coleção de curiosidades, também, que acho sempre muito úteis.
Amo!!!! Aqui é caro demais! Tentei comprar aquele kit que tem no mercado mas não gostei, os frutos do mar são miúdos demais! Hummm deu água na boca Tere!!!
BJS
Ai maldosa, faz mais de um ano que não como a paella!!! Eu adoro dimais!!! Bjs
Oi amiga
Eu amo Paella.
Lembra muito quando tava grávida.
Amiga ficou espetácular, um arraso, ta anotada, huahuahuahua
Bjusssssss
Oi querida… adorei a sua paella.
Que delicia, eu adoro rsrsr
Bjokas
Olá, Teresa,
Faz tempo que eu estava querendo conhecer o seu blog, pois acho o nome divertido e “cantante” (rs). Mas o meu tempo é tão curto, que sempre estou acreditando que não conseguirei “manter” o meu próprio blog, entende?
Vou me organizar para voltar aqui mais vezes e esmiuçar melhor as suas páginas pois, pra início de conversa, amo paellas.
Um abraço!
Te…com uma receita fácil assim eu até arrisco fazer (nunca fiz com medo de errar!!)
A foto da sua tá um “petáculo”!!
Só falta a oportunidade de encontrar os ingredientes frescos! hehe
Bjs
Você esqueçeu de dizer que uma simpatia de Paraíbana….
Que prato heim!! Bjs
Olá Tere, que maravilha seu blog cheio de recitas gostosas e caseiras, vc ai deste lado não deve sofrer com a falta de peixe e crustáceos não é mesmo? Os peixes e frutos do mar são muito caros por aqui…eu compro assim mesmo, mas sempre protesto com os coitados dos vendedores hahahhah. Nunca comi a paella mas morro de vontade de comer um , oseu ta uma delicia pela foto.
Bjs
Paula