Acho que vocês já perceberam que adoro frutos do mar. Na semana passada recebi meus cunhados aqui em casa, nada melhor que colocar as panelas grande no fogo.
Fiz caldeirada de frutos do mar, prato bem tipico em minha região, sucesso total,pena que não deu tempo em montar um prato lindo como deveria ter sido feito para fazer a postagem. Muita gente em casa fica corrido. Compartilho com vocês o passo a passo bem detalhado para ficar fácil para vocês fazer em casa. Caldeirada.
Por motivos alheios a minha vontade perdi alguns arquivos de fotos do Teretetê na Cozinha. Motivo esse que algumas de minhas postagens estão sem fotos, mas na medida do possível, prometo que irei refazendo e colocando as fotos novamente. Aceitem minhas desculpas, e obrigada pela atenção.
Caldeirada
Ingrediente:
01 kg e 100 g de filé de abadejo cortados em pedaços ( Cortei em dois)
200 g de marisco sem casca
200 g de lula cozida e cortada em cubos
200 g de polvo cortado em cubos
1/2 kg de camarão rosa médio
02 dentes de alho picados
01 cebola média picada
01 pimentão verde médio picado
1/2 litro de molho de tomate ao sugo
02 batatas cozidas cortadas em quatro
01 colher de sopa de manteiga com sal
03 colheres de sopa de azeite
01 pitada de Cury
Coentro e pimenta do reino, azeitonas pretas médias, farinha de mandioca, louro e fatias de limão (a gosto)
PREPARO
Frutos do Mar – Cozinhe os frutos do mar separadamente em água com sal, folhas de louro e fatias de limão. Isso conservará o sabor peculiar de cada um. Corte-os em pedaços iguais (1). Reserve.
Tempo de Cozimento – Polvo 40 minutos / Camarão 5 minutos e Marisco 10 minutos.
Peixe – Corte os filés ao meio e cozinhe-os 1 1/2 litro de água com sal, folhas de louro cebola, molho de tomate ao sugo e coentro. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos após levantar fervura. Retire o peixe e reserve.
Pirão – Coe a água do cozimento dos filés e transfira-a para uma panela. Leve ao fogo. Acrescente 2 filés de abadejo desfiados. Deixe ferver, abaixe o fogo e junte aos poucos a farinha de mandioca. Vá mexendo lentamente para não encaroçar. Engrosse o caldo até o ponto desejado do pirão.
Molho – Coloque em uma frigideira grande a manteiga e o azeite juntos. A seguir, junte a cebola, o alho e o pimentão. Acrescente sal, pimenta e Cury. Deixe refogar bem até desmanchar. Junte esse refogado (3) os frutos do mar (já cozidos e picados) (4). A seguir, coloque as batatas cozidas. Deixe apurar. Reserve.
Montagem – Transfira para uma cumbuca de ferro ou barro parte do molho. Disponha os filés de abadejo já cozidos e coloque por cima o restante do molho. Leve ao fogo para gratinar, por aproximadamente 5 minutos. A seguir, salpique cheiro verde e azeitonas. Servir quente com arroz branco e pirão.
12 Comentários
SUELY PERES
30 de janeiro de 2010 11:41Hum, que delícia, faz tempo que não aprecio uma caldeirada, sempre é minha sogra que prepara, esta na hora de eu tomar uma iniciativa, agora me apeteceu fazer. beijinhos
João Mario
30 de janeiro de 2010 13:51Isto está simplesmente divino. Adoro a Paraíba!!!
Um abraço
João Mario
Vice
31 de janeiro de 2010 19:51Huuummm!!! parece muito bom parabéns.
Eu nunca fiz frutos do mar, mas vou esperimentar.
Bjs
Tatiana
1 de fevereiro de 2010 18:56Essa deu água na boca! Sou doida por frutos do mar, mas como moro no interior é um pouco caro…se eu pudesse comeria todos os dias!!!
Bjs
Fla
9 de fevereiro de 2010 15:42Menina sabe que apesar de não comer alguns frutos do mar, seu prato me apeteceu e muito.
=)
Aproveito pra te convidar para participar da promoção de 1 ano do blog. Vou ficar muito contente com sua participação.
Beijos
Fla
Cíntia
12 de fevereiro de 2010 22:12Teee que delicia, sera que eu consigo rsrsrs, amo frutos do mar a ultima vez que comi uma boa Calderada foi em Itamaracá a uns 2 anos AdOrOOO! bjão.
Me
13 de fevereiro de 2010 11:40Hmm… que delícia essa caldeirada, me deu água na boca! hehe
Ai eu também adoro essas cores todas, super cheguei! ahaha
Eu vi a misturinha da sua sobrinha, ficou muito linda.. já fiz uma parecida tentando chegar no Jade, da Channel.. e adorei também!
Volte sempre ao blog, um beijo!
Rachel
15 de fevereiro de 2010 02:57Também não é pra menos, com uma receita desta sempre se fica com gosto de quero mais sempre! Adorei a simplicidade com que você elaborou uma receita complicada como essa, assim dá até pra pensar em fazer!
Bjuss!!!
Márnia Einsfeldt
15 de fevereiro de 2010 23:52Tete,
Amiga também adoroooooooooo!!!
Qualquer dia desses vou te visitar, rsrsrsrrsrsrsr
Ta melhor da gripe?
Bjusssssssssss
Renata Boechat
1 de março de 2010 13:12Pena que aqui num nada disso…achar frutos do mar por aqui é uma loteria…
Tá show seu prato, delicioso!
tia ionca @—;—
1 de março de 2010 14:04Hummmmmmmmmm que coisa boa !!! tia ionca
VOVÓ CRISTINA
3 de março de 2010 07:13Eu também adoro caldeirada, essa está dando água na boca mesmo!
Deixe um comentário