Teretetê na Cozinha | Receitas Fáceis e dicas

Caldeirada de Frutos do mar

Acho que vocês já perceberam que adoro frutos do mar.  Na semana passada recebi meus cunhados aqui em casa, nada melhor que colocar as panelas grande no fogo.

Fiz caldeirada de frutos do mar, prato bem tipico em minha região, sucesso total,pena que não deu tempo em montar um prato lindo como deveria ter sido feito para fazer a postagem.  Muita gente em casa fica corrido. Compartilho com vocês o passo a passo bem detalhado para ficar fácil para vocês fazer em casa. Caldeirada.

image g

Por motivos alheios a minha vontade perdi alguns arquivos de fotos do Teretetê na Cozinha. Motivo esse que algumas de minhas postagens estão sem fotos, mas na medida do possível, prometo que irei refazendo e colocando as fotos novamente.  Aceitem minhas desculpas, e obrigada pela atenção.


Caldeirada

Ingrediente:

01 kg e 100 g de filé de abadejo cortados em pedaços ( Cortei em dois)

200 g de marisco sem casca

200 g de lula cozida e cortada em cubos

200 g de polvo cortado em cubos

1/2 kg de camarão rosa médio

02 dentes de alho picados

01 cebola média picada

01 pimentão verde médio picado

1/2 litro de molho de tomate ao sugo

02 batatas cozidas cortadas em quatro

01 colher de sopa de manteiga com sal

03 colheres de sopa de azeite

01 pitada de Cury

Coentro e pimenta do reino, azeitonas pretas médias, farinha de mandioca, louro e fatias de limão (a gosto)

PREPARO

Frutos do Mar – Cozinhe os frutos do mar separadamente em água com sal, folhas de louro e fatias de limão. Isso conservará o sabor peculiar de cada um. Corte-os em pedaços iguais (1). Reserve.

Tempo de Cozimento – Polvo 40 minutos / Camarão 5 minutos e Marisco 10 minutos.

Peixe – Corte os filés ao meio e cozinhe-os 1 1/2 litro de água com sal, folhas de louro cebola, molho de tomate ao sugo e coentro. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos após levantar fervura. Retire o peixe e reserve.

Pirão – Coe a água do cozimento dos filés e transfira-a para uma panela. Leve ao fogo. Acrescente 2 filés de abadejo desfiados. Deixe ferver, abaixe o fogo e junte aos poucos a farinha de mandioca. Vá mexendo lentamente para não encaroçar. Engrosse o caldo até o ponto desejado do pirão.

Molho – Coloque em uma frigideira grande a manteiga e o azeite juntos. A seguir, junte a cebola, o alho e o pimentão. Acrescente sal, pimenta e Cury. Deixe refogar bem até desmanchar. Junte esse refogado (3) os frutos do mar (já cozidos e picados) (4). A seguir, coloque as batatas cozidas. Deixe apurar. Reserve.

Montagem – Transfira para uma cumbuca de ferro ou barro parte do molho. Disponha os filés de abadejo já cozidos e coloque por cima o restante do molho. Leve ao fogo para gratinar, por aproximadamente 5 minutos. A seguir, salpique cheiro verde e azeitonas. Servir quente com arroz branco e pirão.

Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Caldeirada de Frutos do mar? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Sair da versão mobile