Acho que descobri o Brasil, rsrs. Meses atrás fui com meu esposo passar um final de semana em um Hotel Casa de Campo. A gastronomia toda regional, mas juro que nunca tinha comido cuscuz de massa de mandioca. Lá tinha, experimentei e adorei, perguntei a proprietária como fazia ela me ensinou, só que depois veio a duvida se a massa de mandioca seria a que fazemos Tapioca que é tipo um polvilho ou massa de mandioca que fazemos bolo que é também tipo amido sendo azedo que depende dos lugares é conhecida como massa Puba ou carimã.
Ontem fui ao supermercado comprar a carimã para fazer bolo, quando pego no pacote tinha a receita de cuscuz de mandioca mole, vibrei, pois era a receita que tanto eu queria, na realidade não seria a receita, mais saber qual seria a massa certa.
Está aqui a Receita é o Cuscuz de mandioca mole.
Saiba mais sobre massa carimã aqui.
Ingredientes:
500 gramas de massa de mandioca mole (Puba, Carimã)
1 coco ralado
Sal a gostoPreparo:
Peneire a massa que já deve está lavada e úmida, depois de peneirada acrescente o coco ralado e adicione sal a gosto. Coloque tudo na cuscuzeira e cozinhe por uns 10 minutos . Sirva quente, com manteiga e um bom café.
500 gramas de massa de mandioca mole (Puba, Carimã)
1 coco ralado
Sal a gostoPreparo:
Peneire a massa que já deve está lavada e úmida, depois de peneirada acrescente o coco ralado e adicione sal a gosto. Coloque tudo na cuscuzeira e cozinhe por uns 10 minutos . Sirva quente, com manteiga e um bom café.
Hoje é muito comum encontrar a massa em supermercados e feiras já prontinha, mais gosto de lavar em casa e escorrer em um escorredor de arroz forrado com uma toalha de prato.
Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Cuscuz de mandioca mole ou (Massa carimã, Massa Puba)? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.
Compartilhe!
22 comentários em “Cuscuz de mandioca mole ou (Massa carimã, Massa Puba)”
Nunca ouvi falar, mas agora estou curiosíssima para experimentar.
Bjo
Fê
Não conhecia este cuscuz, achei bem interessante.
bjs
hummm..amei vêr a receita!!deve ser muito bom mesmo..bjo
JÁ COMI CUSCUZ DE MILHO, ESTE DE MANDIOCA COM CERTEZA FICA UMA DELÍCIA, VOU TENTAR FAZER!
BEIJOS ♥
Não conheço não…fiquei curiosa com isso…eita!!!
Cara boa que tem esse cuscuz gente!
Só pra matar a mineirinha aqui de vontade, uai!
Também não conhecia este cuscuz! Ficou bem bonito!
Dê uma passadinha no meu cantinho: http://receitasdav.blogspot.com
sou nordestina e fazemos esse cuscuz aqui, e é uma delicia.
Oi sou Pernambucana e moro e Sp a anos. Adoro esse cucuz mais ñ acho a massa para comprar. Onde vc comprou que mercado? obg bjos
Tatiane eu moro em João Pessoa, aqui é bem fácil encontrar, comprei no supermercado, mas é fácil também encontrar em feiras livre.
A ta ai é bem mais fácil mesmo. Vou continuar procurando. Mesmo assim obrigado. bjos
Adorei fica uma delicia que nao conhece deveria fazer fica muito bom.Bjus
Ficou maravilho fiz pra minha filha obgdo pela reiceita.
Adorei este cuscuz vou fazer amanha.Norma
se eu fizer esse cuzcus a noite pela manha ainda ficara bom ou ja ficara azedo
Fica duro, creio que seja melhor fazer e comer.
É só esquentar na cuscuzeira e ficará bom novamente
Fiz e estou degustando agora na companhia de uma Carne do Sol Agreste (o jiló veio a calhar) e um cafezinho passado da hora!!!
Orgulhoso do resultado, sem modestia!!!
Deu-me a dica; devolvou-lhe enriquecida!!! (A rima foi despropositada; é do meu senso poético, mesmo!)
Fiz e estou degustando agora na companhia de uma Carne do Sol Agreste (o jiló veio a calhar) e um cafezinho passado da hora!!! Orgulhoso do resultado, sem modesta!!!
Deu-me a dica; devolvou-lhe enriquecida (com erva doce e gergelim branco)!!! (A rima foi despropositada; é do meu senso poético, mesmo!)
Curtir · Responder · 25 min
Ta aprovado uma delicia, gostei!
Eu sou de Vitória da Conquista, e moro em SP a 19,anos.Estive em Mucugê faz uns 3 meses e depois muitos anos comir cuscus de puba na casa da minha amiga,foi como tivesse voltado no tempo de criança em Vitória da Conquista , só que não lembrava como fazia e por minha sorte encontrei seu site de receitas maravilhoso, embora só não entendi porque você lava a puba quando você compra.
Que bom que você gostou do Teretetê !
Sou de Salvador,temos bastante o costume de nos alimentarmos com a nossa própria cozinha regional, e que por sinal são deliciosas, como esse cuscuz de carimã ou puba.
Têmis tambem de tapioca granulada , cuscuz de mikharina ou flocao entre outras coisas. . e como comida temos , sarapatel, feitos de miúdos dois.porco, rabada, dobradinha, td isso a moda Bahiana…..enfim tudo delicioso.