Teretetê na Cozinha | Receitas Fáceis e dicas

Sobremesa de Bananas

♫♫”Yes, nós temos banana.
Banana pra dar e vender.
Banana, menina, tem vitamina…♫♪

É banana de novo, sempre temos banana madura em casa e não sabemos o que fazer.

No meu caso eu tinha o doce de banana pronto, veio um casal de amigos almoçarem conosco rapidinho preparei a sobremesa, diga- se de passagem, que deliciosa. Eu usei a receita do doce de banana que tem aqui no Teretete. Faço e sempre tenho congelado para eventuais necessidades e aproveitamentos de banana.

Sugestão da Receita aqui no Blog Cozinha da Iliane.

Bom domingo para todos!

026

DOCE DE BANANA:

6 bananas (usei d’água)

6 colheres de sopa de açúcar

Se desejar, poderá acrescentar cravos e canela em casca a gosto.

Leve o açúcar ao fogo baixo numa panela e deixe derreter e chegar à cor de caramelo. Junte as bananas picadas (e também os cravos e a canela, caso utilize) e mexa bem, para dissolver o caramelo. Deixe no fogo, mexendo de vez em quando, com a panela semitapada até que engrosse um pouco (cerca de 15 minutos). Reserve.

CREME:

1 lata de leite condensado

A mesma medida de leite

3 gemas

1 colher de sopa rasa de amido de milho

1 colher de chá de extrato de baunilha

Dissolva o amido no leite frio e junte tudo (menos a baunilha) numa panela. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, junte a baunilha, misture bem e despeje em uma forma refratária. Espalhe o doce de banana por cima. Reserve.

MERENGUE:

3 claras

180 g de açúcar

100 ml de água

1 colher de chá de extrato de baunilha

Misture o açúcar e a água e leve ao fogo numa panela, sem mexer mais, e deixe ferver até ponto de fio. Se você tiver um termômetro para este fim, deixe que atinja a temperatura de 120º C, sendo que quando atingir 110º C, você começa a bater as claras em neve. Desta forma, quando a calda chegar à temperatura ideal, às claras já estarão prontas para receber a calda. Neste caso, é providencial o uso de uma batedeira com suporte.

Com a batedeira ligada, despeje a calda, vagarosamente, em fio, e depois continue batendo por mais uns 10 a 15 minutos, até que quase esfrie. Junte a baunilha e empregue imediatamente, decorando a gosto.

É sempre uma prazer voce aqui prestigiando o Teretete na cozinha.
Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Sobremesa de Bananas? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Sair da versão mobile