Teretetê na Cozinha | Receitas Fáceis e dicas

Pão Australiano

 Pão delicioso para petiscar!

Não é a primeira vez que coloco Pão Australiano aqui no blog, já fiz outra receita que postei aqui. Se me perguntarem qual a receita que ficou melhor não sei responder, foi só pretexto para testar mais uma, os ingredientes basicamente são os mesmos, mas com certeza afirmo que é um pão muito saboroso, o melado e açúcar mascavo da um sabor muito especial.

Este ficou mais escuro não sei se foi por conta do cacau, mas acho mesmo que errei a mão quando fui colocar e a colher ficou bem cheia, será que foi de proposito? Talvez! Mas que deu certo isso sim. Trouxe esta receita do pão australiano Do Blog Desafios gastronômicos da Bia Freitag.

Pão-Australiano

Ingredientes:

02 xícaras de farinha de trigo (300 g)
02 xícaras de farinha de trigo integral (300 g)
02 colheres de sopa de cacau em pó (25 g)
04 colheres de sopa de açúcar mascavo (60 g)
1/4 de xícara de melaço ou mel  (100 g)
1 1/2 tabletes  de fermento fresco (45 gr) /  ou 01 colher de sopa (rasa) de fermento biológico seco (10 gr)
1 1/2 colheres de sopa de manteiga ou margarina derretida  (30 g)
1 1/4 xícaras de água morna  (300 ml)
1 pitada de sal
Fubá para polvilhar

Modo de Fazer:
Dissolva o fermento em pó em metade da água morna e o açúcar mascavo.
Coloque todos os ingredientes secos (farinhas, cacau, sal) no centro de uma bancada ou no bowl da sua batedeira.

Faça um buraco no meio e junte o líquido do fermento, a manteiga (ou margarina) e o melaço (ou mel). Comece a misturar para incorporar (no caso de utilizar batedeira, use aqui a pá de gancho, própria para massas).

Enquanto sova, vá juntando o restante da água morna aos poucos, até a massa começar a ficar homogênea (sem grudar). Sove por 5 minutos. Coloque em uma travessa, cubra com filme plástico e deixe em lugar protegido e quente para crescer a massa por 1 hora.

Sove novamente e modele os pães a seu gosto. Polvilhe com o fubá e faça cortes na diagonal com uma faca. Arrume os pães em uma assadeira grande e deixe crescer por mais 1 hora.Aqueça o forno a 180 graus e asse os pães por uns 30 minutos. Deixe esfriar sobre uma grade.

Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Pão Australiano? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Sair da versão mobile