Site icon Teretetê na Cozinha | Receitas Fáceis e dicas

Molho de Tomate caseiro

 

 
Aprendi com uma amiga fazer este molho de tomate, vocês não têm noção a delícia que é e ainda bem simples de fazer.
 Acreditem, mesmo em época de tomates mais caros não resisto e acabo fazendo. Faço sempre em grande quantidade e congelo as porções. 
Quem come molho de tomate caseiro não quer mais comer molho de tomate industrializado.

Update: 25/07/2017

Arrumei hoje esta postagem  para atualizar as fotos e texto, fiz pequena alteração na receita, eliminei o bacon da receita original que é como faço hoje e confesso que não sinto diferença de sabor… Mas se vocês quiserem adicionar é só colocar uma porção de bacon na frigideira para tostar e usar a gordura no molho invés do azeite.

Faço com 05 kilos porque aproveito e congelo, mas pode fazer com a metade dos ingredientes.

Molho de Tomate caseiro

Ingredientes:

05 Kilos de tomates bem maduros (aqueles bem vermelhos)

01   xícara de (chá) de açúcar

03 colheres de (sopa) de sal

01 cabeça de alho descascado

01 cebola grande

01 pimenta dedo de moça sem sementes ou 02 colheres de (chá) de pimenta calabresa

02 colheres de (sopa) de orégano

01 xícara de chá de azeite

 

Como fazer:

Lave bem os tomates e corte em pedaços e  vá colocando aos poucos no liquidificador com casca e sementes e batendo  com  todo o restante dos ingredientes.

-Se precisar acrescente um pouco de água quando for bater, mas é só começar a bater com poucos ingredientes no começo que já forma o liquido suficiente para bater o restante dos ingredientes.

 Coloque para cozinhar em uma panela de preferencia funda em fogo baixo deixe cozinhar mexendo de vez em quando, até o molho ficar encorpado, reduzir quase a metade…

Se quiser adicione 01 maço de manjericão fresco e deixe cozinhar por mais 2 minutos para perfumar, particularmente prefiro só colocar o manjericão na hora que vou usar, porque fico com a opção de usar o molho com ou sem manjericão.

O Tempo do cozimento geralmente  é por mais 1 hora e 30 minutos.

Rendimento: 15 saquinhos com aproximadamente 185 gramas cada.

Congelo em saquinhos que fica mais fácil armazenar toma menos espaço. Antes eu congelava em saquinho tipo de sacolé, mas agora encontrei aqui estes em uma loja de embalagens e adorei!

Validade:

Como não tem conservantes, vai ter uma validade menor do que os industrializados. Não sei prever a validade, ate porque varia de acordo com o manuseio do produto.

Faça sua experiencia, etiquete com a data de fabricação e veja a durabilidade. Particularmente deixo mais de 90 dias no freezer, já na geladeira prefiro conservar apenas por 05 dias.


Obrigada pela visita e seja sempre muito bem vinda(o), é sempre um prazer você aqui no Teretetê .

Para acompanhar o Teretetê nas redes sociais você pode  participar da comunidade do Teretetê na cozinha no Google +, ou pelo  Facebook,  Instagram, Pinterest 

 

Sair da versão mobile