Site icon Teretetê na Cozinha | Receitas Fáceis e dicas

Grand gateau

Assim como tudo tem modinha, comidinhas também tem. Nos últimos meses o desejado grand gateau chamou a atenção das formiguinhas de plantão. Grand gateau sobremesa super badalada desenvolvida pelo restaurante Paris 6 em São Paulo, como curiosa que sou fui para cozinha montar a minha versão, na realidade o grand gateau é o petit gateau enformado servido com calda, frutas etc…

Fiz o passo a passo fotografando minuciosamente para vocês, uma pena que minha câmera deu pane, perdi os arquivos que tinha feito, a sorte é que tinha feito a foto no celular do grand gateau depois de pronto, mas a receita está bem detalhada, não tem erro.

 

 

Ingredientes:

Para o bolinho (petit gateau):

02 ovos

02 gemas

200 gramas de chocolate meio amargo em barra

02 colheres de (sopa) de farinha de trigo

02 colheres de (sopa) de manteiga

¼ de xicara de açúcar

 

Para a calda de chocolate:

05 colheres (sopa) de chocolate em pó

05 colheres (sopa) de açúcar

01 lata de creme de leite com o soro

 

Outros ingredientes:

Picolé tipo Magnum da Kibon ou outro de sua preferencia

Frutas picadas a gosto

Castanhas, chocolates picados a gosto.

 

Modo de fazer os bolinhos:

Bata os ovos com açúcar na batedeira ate deixa-los bem claros e reserve.

Derreta a manteiga e o chocolate meio amargo em banho Maria. Desligue o fogo acrescente o chocolate derretido aos ovos batidos na batedeira e coloque os outros ingredientes e mexa ate formar uma massa homogênea. Depois despeje esta mistura em ramenquins untados com farinha e manteiga. Coloque em forno pre aquecido a 200° graus, deixe no forno de 08 a 10 minutos ou ate até os bolinhos crescerem, criar uma casquinha, mas ficarem com o meio molinho, molhadinho.

Rendimento: 06 bolinhos

Modo de fazer a calda:

Junte todos os ingredientes em uma panela e Leve ao fogo mexendo ate engrossar deixe apurar um pouco depois que começar a ferver.  Use fria.

Montagem do grand gateau:

Não precisa desenformar porque você vai montar o grand gateau dentro do próprio ramequim (panelinha)

Inserir o picolé dentro do bolinho assado e coloque a calda e finalize com morangos fatiados, castanhas e chocolates picados a gosto.

Obs.: Quando for montar o grand gateau coloque o ramequim sobre um prato.

Prestem  atenção na hora para tirar o bolinho do forno que não pode ser muito mole nem duro. Perceba que ela cresce, o meio fica mais escuro franzidinho, quando estiver todo com a cor uniforme igual retire imediatamente do forno para ele não assar e ficar duro.

 

Sair da versão mobile