Teretetê na Cozinha | Receitas Fáceis e dicas

Cuscuz de Tapioca com Coco

No período junino minha secretaria precisava de um prato para levar para uma festinha na escola, dei uma mãozinha para aproveitar e testar a receita Cuscuz de Tapioca com Coco.

Muito simples e fácil demais de fazer. Apesar de ser conhecida como uma iguaria muito comum no Nordeste não é o caso de minha região,(Paraíba) quase não encontramos, degustei pela primeira vez em Salvador e me apaixonei. A foto não ficou tão legal D Rosa de saída e eu fotografando…

No dia seguinte vieram rasgados elogios. Receita da querida Gina do Blog Na Cozinha .

O cuscuz de tapioca é um prato originário da culinária africana com ingredientes brasileiros de origem índígena. Também é conhecido comocuscuz branco ou ainda, pudim de tapioca. É um preparado a partir da fécula da mandioca, conhecida como tapioca. Pode ser doce ou salgado. Na maioria das receitas de preparo do cuscuz de tapioca doce se acrescenta coco ralado, açúcar, água ou leite.(wikipedia)

Cuscuz de Tapioca

Imprimir

Cuscuz de Tapioca com Coco

Ingredientes

  • 100 g de tapioca granulada
  • 300 ml de leite
  • 100 ml de leite de coco opcional
  • 70 g de coco ralado fresco
  • 50 g de açúcar ou a gosto

Para finalizar

  • Coco ralado a gosto /Leite condensado

Instruções

  • Num refratário, coloque a tapioca, 50 g de coco, o açúcar e misture bem. Ferva o leite junto com o leite de coco. Se não quiser usar o leite de coco, acrescente mais 100 ml de leite.
  • Derrame os leites ferventes sobre os secos, misture bem, transfira a mistura para uma assadeira tampe e abafe,geralmente, coloco uma toalha de mesa bem dobrada, envolvendo-o. Isso faz com que o grão de tapioca cozinhe e amoleça. Deixe assim por umas 2 horas, verifique se já amoleceu e coloque na geladeira.

Notas

Na hora de servir, corte em quadrados, cubra com o coco fresco em flocos e despeje o leite condensado. Se desejar, sirva gelado.
 
Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Cuscuz de Tapioca com Coco? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Sair da versão mobile