Teretetê na Cozinha | Receitas Fáceis e dicas

Canjica de milho verde (Curau)

 

 
Canjica de milho verde-  É um dos pratos mais tradicionais das festas juninas do Nordeste é a canjica e pamonha, canjica que também conhecida em diferentes regiões por  curau.
 
Particularmente, adoro! A canjica de milho verde geralmente  tem como ingredientes, o leite,  açúcar, manteiga, temperos como canela  cravo, varia com os costumes de cada casa.
Agora com certeza uma boa canjica que se preza leva horas de fogo, e só chega ao ponto quando está com um efeito franzido enquanto cozinha… A canjica bem cozida depois de fria fica em ponto de corte.
Esse levou mais de duas horas para ficar pronta, mas ficou igual a que eu comia feita por minha mãe.
 
Tenho lembranças de momentos bem marcantes vivenciados nesse período junino, desde o preparo da pamonha ate olhar fazer a fogueira e esperar a noite chegar para vê-lá acesa e começar a diversão. Papai comprava bastantes fogos daqueles permitidos para a nossa idade, traque, chuveirinho…
 
Era uma animação só, comidas de milho tipo canjica, mungunzá, pamonha, milho cozido, milho assado não podia faltar. Saudosas recordações nessa postagem.
 
   Canjica de Milho Verde
Imprimir

Canjica de Milho Verde (Curau)

Ingredientes

  • 12 espigas de milho
  • 400 g de açúcar
  • 02 colheres de sopa de manteiga
  • 01 pitada de sal
  • 02 litros de leite
  • Chá de cravo e canela coloco pouco só para perfumar

Instruções

  • Coloque ½ xícara de água no fogo com pau de canela e cravos amassado a gosto, depois que ferver, coe e reserve.
  • Rale o milho no ralador grosso, ou separe os grãos da espiga, cortando com uma faca depois coloque no liquidificador com o leite, vá passando aos pouco, depois de passar todo o milho peneire em peneira grossa, esprema bem para sair toda massa, não coloque todo o leite, pois tem que ficar um pouco grossa a massa.
  • Coloque a massa da canjica já coada no fogo com o açúcar e a pitada de sal, mexa sem parar, vá adicionando mais leite de acordo com a necessidade, agora com cuidado para massa não ficar mole, sempre mexendo, depois que estiver fervendo pode baixar o fogo para não pegar, coloque o chá coado, deixar cozinhar ate começar a se soltar da panela e ficar um franzido na massa, depois de cozida a canjica coloque em pratos enfeitando com canela em pó.

Notas

Tempo de cozimento mais de duas horas para essa quantidade de milho.
Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Canjica de milho verde (Curau)? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Sair da versão mobile