Teretetê na Cozinha | Receitas Fáceis e dicas

Calda de caramelo perfeita

Dica de como fazer uma calda de caramelo perfeita.

Quem nunca fez um pudim e quando desenformou o caramelo ficou todo grudado na forma? Eu fiz muitos… Salvo depois que aprendi à receitinha básica, ate então eu só derretia o açúcar e colocava já o pudim, não usava agua na calda.

Aprendi na época do site rainhas do lar, que tinha dicas e receitas maravilhosas. Depois fui pegando dicas na net e hoje preparo uma calda linda e brilhante.

Cuidado com o manuseio da calda, com os respingos para vocês não se queimarem.


Calda de Caramelo

Ingredientes:

01 xícara de açúcar

1/2 xícara de água fervente

Modo de Fazer:

Em uma panela levar o açúcar em fogo baixo mexendo sempre, use de preferência uma pá de cabo longo (preferência de madeira) para mexer.
Sempre em fogo baixo para o açúcar não queimar é ficar amargo.

Com o açúcar totalmente derretido acrescentar a água fervente com cuidado, pois espirra e borbulha, mexa para dissolver os torrões.

Deixe a calda no fogo ainda em fogo baixo por mais 3/4 minutos ou até a calda ficar levemente encorpada.

Deixe descansar um pouco para usar em seguida.

 Dicas:

Cuidado quando for acrescentar água quente no açúcar, e não deixar o açúcar queimar muito se não fica amargo.

Junte a água fervente pedida, mexendo até dissolver os torrões de açúcar.

O calor da água acelerará a dissolução do açúcar e dará à calda a consistência ideal.

Quando você fizer uma calda de açúcar e apresentarem algumas impurezas do açúcar, pingue um pouquinho de leite para a sujeira ficar aglomerada. Depois, retire com uma escumadeira e use a calda bem uniforme no preparo de vários doces.

Esta dica do leite é perfeita, pinguei algumas gotinhas do leite na calda e vejam que as impurezas deixadas pelo açúcar foram se aglomerando ao redor da panela, perfeita!

Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Calda de caramelo perfeita? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Sair da versão mobile