Teretetê na Cozinha | Receitas Fáceis e dicas

Bolo de Rapadura

Vocês já comeram Bolo de rapadura? Se não, não sabem o que estão perdendo.
 Comi Bolo de rapadura pela primeira vez no Das graças café, cantinho de comida regional apresentada com requinte aqui em Campina Grande, me apaixonei. Vim para casa e não esqueci o sabor do bolo, fui procurar no google alguma receita para servir de inspiração para eu tentar reproduzir, encontrei uma receita no site da Nestlé, fiz a receita na integra, o resultado ficou maravilhoso.

Iguaria simples, mas a rapadura dá ao o bolo sabor e aroma refinado. Voces não tem noção do aroma que perfuma a cozinha quando estamos preparando este bolo de rapadura. Apesar de levar o melaço e o leite condensado na massa, mas não fica enjoado, o doce na medida certa.

A rapadura é o caldo de cana concentrado pelo calor e tratado de maneira que se solidifica. Quando usada em bolos, deixa a massa mais
macia.
Rapadura é doce mas não é mole não. 

Bolo de RapaduraIngredientes:

02 xícaras (chá) de rapadura em pedaços
4 ovos
200 g de manteiga
1 lata de Leite condensado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
 
Cobertura
01 lata de Leite condensado
Modo de Preparo
Leve os pedaços de rapadura ao fogo com uma xícara (chá) de água e d eixe ferver em fogo baixo por cerca de 15 minutos.
Retire do fogo, coe e reserve o caldo.
Bata as claras em neve e reserve.
Bata a manteiga com o leite condensado, as gemas e uma xícara (chá) do caldo de rapadura. Acrescente a farinha de trigo, o fermento em pó e o bicarbonato. Por último, adicione as claras batidas em neve. Coloque em uma fôrma com furo central (28 cm de diâmetro), untada e polvilhada com farinha de trigo.
Leve para assar em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos. Retire do forno, espere amornar e desenforme.

Cobertura:

Misture o leite condensado com o restante do caldo da rapadura e leve ao fogo baixo por cerca de 8 minutos, mexendo sempre. Retire e cubra o bolo.

 
Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Bolo de Rapadura? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Sair da versão mobile