Iogurte Caseiro, Iogurte Grego

Esses dias coloquei no Instagram um Iogurte Caseiro, Iogurte Grego e surgiu várias pessoas pedindo a receita, está aqui a receita de Iogurte caseiro versão, Iogurte grego.  O passo a passo é bem simples, não não requer tanto trabalho, na realidade é só um pouco de paciência mesmo.

Fiz com Leite uht, (aquele leite de caixa) mas dá para fazer com o leite tipo A também, aquele de saquinho conhecido também como barriga mole…

Só aconselho fazer com uma boa marca de leite, o resultado é sempre melhor e de preferência integral para ficar com esta consistência, com o desnatado ou semidesnatado também fica bom, mas a textura muda, fica mais ralo.

Iogurte Caseiro, Iogurte Grego
Avaliação
Imprimir
Ingredientes
  1. 01 Litro de Leite integral
  2. 01 Potinho de Iogurte natural
  3. Essência de baunilha a gosto (opcional)
  4. Adoçante ou açúcar (opcional)
Instruções
  1. Primeiro você reserve um pouco de leite, mais ou menos ½ xícara, em seguida coloque o restante do leite para ferver. (Sei que o leite pasteurizado não precisa ferver, mas prefiro ferver, se não for o seu caso basta aquecer até 45 graus)
  2. Enquanto isso misture ½ xicara de leite que foi reservado com o iogurte natural, este processo desmancha bem o iogurte natural e fica mais prático para adicionar ao restante do leite.
  3. Depois do leite fervido coloque o leite em um refratário de vidro ou outro de sua preferência e espere o leite ficar morno até 45 graus.
  4. Se você não tiver termômetro, meça a temperatura colocando o dedo no leite. Você deve suportar o calor por 10 segundos.
  5. Com o leite na temperatura ideal, adicione o iogurte natural desmanchado no leite ao leite morno (45 graus) mexa para misturar, cubra o refratário e envolva com um pano grosso e leve a um lugar que mantenha aquecido, que pode ser dentro do forno, ou no micro-ondas (logico que desligado) e deixe por no mínimo 8 horas.
  6. Não precisa mexer deixa lá quietinho, depois de aproximadamente 08/10 horas está pronto o iogurte.

  7. Transformando em Iogurte Grego
  8. Forre com um paninho de prato limpinho um escorredor de macarrão ou de arroz, ou até mesmo uma peneira funda e coloque o iogurte natural para escorrer o soro por aproximadamente 04 horas na geladeira, quanto mais tempo escorrer mais encorpado fica.
  9. Coloque uma bacia abaixo da peneira para acumular o soro.
  10. Depois de escoar, passe o iogurte para uma vasilha se preferir acrescente 08 gotinhas de adoçante (ou açúcar) e gotinhas de extrato de baunilha que também é opcional.
Notas
  1. Rendimento: 500 ml de iogurte grego
  2. Validade: Depende muito do manuseio.
Teretetê na Cozinha | Receitas Fáceis e dicas https://teretetenacozinha.com.br/

Obrigada pela visita e sejam  sempre muito bem vindos ao Teretetê.

Abraços, Teresa Newman

Compartilhe!

Você pode gostar

4 Comentários

  • priscila Rodrigues silveira
    1 de setembro de 2017 22:20

    EU FAÇO ESSA MESMA BASE, A ÚNICA DIFERENÇA É QUE USO A IOGURTEIRA, E UMA DICA PARA A CONSISTÊNCIA FICAR MAIS FIRME, É ADICIONAR AO LEITE DUAS COLHERES DE LEITE EM PÓ INTEGRAL, ELE VAI GANHAR MAIS CORPO!

    • Teresa Newman
      2 de setembro de 2017 06:12

      Obrigada pela dica Priscila, eu ate já fiz o com leite desnatado e coloquei o leite em pó para ficar mais encorpado. Este o leite era tão forte que não usei.

  • antonio celso lpes da costa
    1 de setembro de 2017 23:02

    bastante sugestivo, adorei!!!

  • Trackback: Como Fazer Iogurte Natural - Teretetê na Cozinha

Deixe um comentário