Requeijão caseiro cremoso

Requeijão caseiro cremoso e sem amido… Antes que vocês questionem  o resultado, já digo bem melhor que o esperado. Irei fazer outras vezes…Já estou planejando cobrir uma lasanha de frango, colocar em torta de frango…

Esta receita você pode fazer com o requeijão comprado pronto, por sinal faço uma receita bem similar a esta como base de um patê, só que com a ricota caseira achei que a textura ficou bem melhor para ser chamado de requeijão… parecido mesmo…

Receita adaptada de um requeijão caseiro postado pela Ana Maria Braga, não coloquei o creme de leite como ela sugeriu porque não achei necessário, mas se quiserem adicionar fiquem à vontade.

Fiz com 01 litro de leite usei o leite longa vida e rendeu aproximadamente uns 350 gramas de requeijão, um pouco menos que dois copos…

Receita de Requeijão caseiro

Ingredientes

01 litro de leite  (integral)

04 colheres (sopa) de vinagre branco

01 colher (sopa) de manteiga

Sal a gosto

Modo de preparo

Do Litro de Leite reserve 1/2 xícara. Ferva o restante.

Quando começar a ferver, desligue e adicione o vinagre, misture e aguarde talhar (uns 5 minutos). Coe em uma peneira forrada com um pano limpo (essa é a ricota caseira). Reserve.

No liquidificador, bata a manteiga, sal a gosto, e a ricota (que ficou no pano)  colocando aos poucos  se preciso o leite até ficar homogêneo. ( Pode ser ate que não precise do leite, veja a consistência)  (Bata por aproximadamente 05 minutos)

Transfira para um copo ou pote com tampa e leve à geladeira para firmar.

Rendimento: aproximadamente 350 gramas de requeijão

  • Dependendo do tipo de leite pode não talhar com 04 colheres de vinagre, acrescente + 01 colher.
  • No lugar de você colocar o leite para passar no liquidificador você pode colocar o litro completo para talhar e usar outro leite para dá o ponto

________________________________________________________________________________

  • Sugiro que vocês acrescentem o leite aos poucos como já mencionei na receita, pode não precisar completar para chegar a textura desejada.

 

Você pode gostar

4 Comentários

  • Valentina
    28 de junho de 2017 04:04

    E o preparo ê bem simples. Receita coringa.

  • Fátima Rocha
    29 de junho de 2017 16:39

    O meu é bem parecido, só que não uso manteiga e coloco meio limão. Fica ótimo também.

  • Sueli Muniz
    30 de junho de 2017 18:45

    Muito bom! Uma amifa me passou a receita um pouquinho diferente, mas tão boa qto essa. Fervo 1 litro de leite, separo uma xícara, coloco 4 colheres de vinagre e 4 colheres de água. Passo na peneira tirando o soro, bato a massa ni liquidificador com duas colheres de manteiga colocando aos poucos o leite retirado do litro q ferveu ate dar o ponto. Coloque na geladeira.

  • Beatriz
    8 de julho de 2017 19:18

    Ebaaa!! Vou fazer 🙂

Deixe um comentário