Bolo Souza Leão

Esses dias fui a Recife é comi um Bolo Souza Leão no café da manhã no hotel, por sinal delicioso… fiquei me questionando porque nunca havia feito em casa, logico que quando voltei fui logo providenciar a massa de mandioca, que também é conhecida como massa puba para fazer o bolo em casa.

Fiz o bolo, e modéstia à parte,  superou minhas expectativas foi um dos melhores bolos Souza Leão que já comi.

A receita que fiz foi inspirado na receita do bolo Souza Leão da Thalita Barros, que ela apresentou na aula “Mandiopão” durante o 8º Paladar Cozinha do Brasil.

Para quem não conhece, o Bolo Souza Leão é um dos doces mais antigos e famosos do estado do Pernambuco, por sinal tem o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco. Mais sobre a origem do Bolo Souza Leão aqui.

Bolo Souza Leão
Imprimir
Ingredientes
  1. 500g de açúcar
  2. 500g de massa de mandioca (massa puba)
  3. 360 ml de leite de coco
  4. 240 ml de água
  5. 200g de manteiga
  6. 08 gemas
Instruções
  1. aça uma calda com o açúcar e a água até atingir o ponto de fio médio, retire a calda do fogo e acrescente a manteiga, misture até derreter. Reserve para esfriar.
  2. Na batedeira coloque a massa puba e vá adicionando as gemas uma a uma, em seguida coloque calda/manteiga fria e o leite de coco bata até ficar homogêneo.
  3. Em seguida passe a massa em uma peneira por 4 vezes.
  4. Transfira para uma forma untada com manteiga e leve ao forno preaquecido 165° para assar em banho-maria por aproximadamente 40 minutos ou até que se coloque o palito e este saia limpo.
Notas
  1. Este bolo não leva fermento.
Teretetê na Cozinha | Receitas Fáceis e dicas https://teretetenacozinha.com.br/

Compartilhe!

Você pode gostar

1 Comment

  • SILVANA
    22 de junho de 2017 16:58

    Boa tarde, e como e onde eu arrumo esta massa?

    obrigada,

    Silvana

Deixe um comentário