Receita de panetone

Vamos fazer panetone?

Receita de Panetone, para pegar e não mais largar.  Certo que não tem a durabilidade de panetones industrializados, mas o sabor e textura não perde para certos panetones que encontramos no comercio.

A mesma receita postei aqui ano passado sendo na versão chocotone  Agora coloquei a mão na massa para fazer versão panetone. Ops! Quis dizer na máquina,  pois é, fiz todo processo de sovar na máquina de fazer pão.

Para a receita do panetone clique aqui.

 

Modo de fazer na máquina de fazer pão

Mexi manualmente a mistura do fermento dentro da própria cuba da máquina de fazer pão. Depois do tempo de descanso foi que acrescentei o restante dos ingredientes para a máquina sovar no ciclo amassar que no caso a minha é a Britânia é no ciclo 08.

Depois que completou a sova, retirei a massa da cuba e coloquei em uma bacia para descansar até dobrar de volume (mais ou menos 30 minutos). Depois dividi a massa e coloquei em três formas de panetone de papel, no caso usei a 400 gramas.

Deixei mais uma vez descansando por 30 minutos e levei para assar em forno preaquecido a 180 graus.

Como qualquer massa na maquina de fazer pão e bom ficar de olho, não basta só colocar os ingredientes na maquina e esquecer.

Esta dica serve para o preparo de qualquer massa na maquina de fazer pão.

  • Depois de passado uns 05 minutos da mistura da massa abrir a máquina para ajustar a consistência da massa. A mesma pode variar de acordo com a sua medição ate com o próprio tipo do trigo.
  • A massa deve estar em processo de bola sem grudar nas paredes da cuba sem ficar enganchada e sovando só uma parte da massa.
  • Se a massa ficar grudando sem circular na cuba experimente colocar mais 01 colher de trigo, se achar que a massa estar muito dura experimente colocar 01 colher de água para a massa ficar mais maleável e a máquina fazer a sova com  a massa na textura correta,
  • Sendo assim da sova ao resultado final será bem melhor em qualquer massa que você executar.

Compartilhe!

Você pode gostar

Deixe um comentário