Receita de Moussaka (Berinjela)

DSC_3173

A ciranda continua, minha postagem era para ter ido ao ar ontem, mas a Teresa estava fora do ar, mas antes tarde do que nunca né, adoro receber visitas e mais quando é visita é de uma pessoa muito querida que ainda trás comida boa, amo!  A Adriana nos presenteou com uma Lasanha de berinjela ( moussaka)

Ofereço para os leitores do Teretetê a receita do moussaka ou mussacá, que, apesar do nome esquisito, é bem fácil e tem sabor de comida bem caseira. É uma espécie de lasanha com carne e vegetais e pode ser servido como prato único. Quem não gosta de não ter trabalho?

Empurra a porta e entra Adriana, seja bem vinda! Estou falando da Adriana do blog Casa coisa e sabores que nos presenteou com uma receita de mousaka…  Esta é apenas uma receita de tantas maravilhosa que tem no blog Casa Coisa e sabores.

O Teretetê na Cozinha já é “parça” de muito tempo, por isso já chego bem à vontade, abrindo a porta da geladeira e tudo. Estou sempre por aqui olhando as novidades e em busca de receitas, pois a Teresa tem um estilo bem prático e caseiro que eu gosto muito – quem não gosta? – além de trazer um pouco da culinária nordestina que está nas minhas raízes, já que minha família também é do Nordeste. Não bastasse, conheço a moça pessoalmente e posso dizer: Teresa é arretadíssima (mas não é baiana), uma simpatia e uma queridisse sem fim. É por tudo isso que estou muito feliz de cirandar por aqui esta semana.

Adriana  seja bem vinda ao Teretetê, senta e vamos comer e conversar, jornalista é boa de conversa, Teresa é boa de garfo e tagarela , as duas com raízes Nordestina, eita que energia boa.  Muito obrigada pelo carinho, amei você aqui.

DSC_3167

Moussaka (Berinjela)
Rendimento: 4
Avaliação
Imprimir
Ingredientes
  1. Molho de carne:
  2. 400 g de carne bovina moída
  3. 1 tomate picado
  4. 1/4 de pimentão vermelho picado
  5. 1 colher de sopa de cebola picada
  6. 1 folha de louro
  7. 1 pitada de orégano
  8. Colorau ou extrato de tomate para dar cor
  9. Azeite e sal a gosto
  10. Para a montagem:
  11. 1 berinjela média em rodelas
  12. 1 abobrinha pequena em rodelas
  13. 1 batata grande sem casca em rodelas
  14. 1 xícara de molho branco
Instruções
  1. Molho de carne: doure a cebola no azeite, acrescente o louro, a carne e deixe cozinhar. Junte todos os outros ingredientes e deixe o molho cozinhando um pouco, para desmanchar o tomate e apurar os sabores. Retire a folha de louro antes de utilizar.
  2. Montagem: no grill ou na frigideira, grelhe os vegetais com um pouco de azeite até ficarem amolecidos (berinjela e abobrinha) e levemente cozidos (batatas). Unte um refratário com azeite, coloque as rodelas de batata no fundo e cubra com parte do molho de carne. Faça uma camada de berinjela com abobrinha e, por cima, coloque mais molho de carne. Repita as camadas de berinjela com abobrinha e molho, até acabarem os ingredientes, terminando com a camada de molho de carne. Cubra com o molho branco. Leve ao forno médio-alto por cerca de 30 minutos. Se quiser, pode colocar parmesão por cima do molho branco antes de levar ao forno.
Teretetê na Cozinha | Receitas Fáceis e dicas https://teretetenacozinha.com.br/

Compartilhe!

Você pode gostar

3 Comentários

  • Gina
    16 de setembro de 2016 19:28

    Tê,
    Tenho todos os ingredientes em casa e a receita veio me lembrar de como é bom moussaka. Fim de semana colocarei em prática! Por isso que é bom cirandar. 🙂
    Beijos!

  • Adri
    16 de setembro de 2016 19:41

    Só vou te dizer que sou uma jornalista boa de conversa e boa de garfo também! Pena que não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo! Rsrsrsrs. Adorei a ciranda dessa semana. Viu, como no fim dá tudo certo? 🙂 Beijoca, obrigada pelo carinho!

  • Marisa Vlasic
    16 de setembro de 2016 20:13

    Oi Teresa!! Que aspecto apetitoso que tem esse moussaka da Adri!! E a sua torta de chocolate que jea fui lá ver….uauuuu, está linda demais e não tenho a menor dúvida que é deliciosa!! beijinhos

Deixe um comentário