Massa de pão e pizza fofinha

Esta massa tanto serve para fazer  pão como pizza fofinha, pois é, esta receita é bem versátil, 1001 utilidades, e o melhor não precisa sovar e ainda dá para guardar a massa pronta na geladeira, na hora de usar a massa é só abrir de acordo como você queira usar.

Originalmente peguei a massa de pão e pizza fofinha  no blog  From Our Home to Yours querida Chris. Receita que fez bastante sucesso nos blogs anos atrás. Receita muito versátil, como falei não precisa sovar rende deliciosas pizzas, pães, focaccia. A pizza fica estilo massa da pizza hut.

A massa pode ser conservada crua na geladeira em um recipiente plástico fechado por até uma semana, na hora de usar retirar da geladeira abrir ou enrolar sem sovar e nem esperar crescer, pasmem, permanece tão saborosa quanto no dia que fez a massa.

Massa de pão e pizza fofinha
Imprimir
Ingredientes
  1. (Receita medida em xícara de 240 ml)
  2. 01 envelope de fermento biológico seco para pão ( 01 colher de sopa)
  3. 1/2 xícara de (chá) de água morna
  4. 01 colher (sopa) de açúcar
  5. *02 xícaras de (chá) de buttermilk ou 02 xícaras de iogurte natural
  6. 1/2 colher (chá) de bicarbonato
  7. 05 colheres (chá) de fermento em pó
  8. 01 colher (chá) de sal
  9. 1/2 xícara de (chá) de óleo
  10. 05 xícaras de (chá) de farinha de trigo

  11. Para o buttermilk
  12. 02 xícaras de chá de leite e adicionar 2 colheres de vinagre ao leite – deixar 10 minutos em repouso
Instruções
  1. 01- Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Adicione os ingredientes restantes na ordem indicada (de preferência acrescente 1 xícara de farinha antes de juntar o óleo) e mexa bem. A massa fica macia e não é preciso sovar, apenas incorporar tudo.
  2. 02- Coloque a massa em um recipiente untado com óleo, tampe e guarde na geladeira por até 10 dias para usar aos poucos ou imediatamente.
  3. A massa fica meio mole, o segredo está quando vai abrir a massa colocar bastante farinha na bancada.

  4. Para montar a pizza:
  5. Separe 1/4 da massa ou o suficiente para uma forma e abra em uma superfície com muita farinha, deixe com 1 a 1,5 cm de altura. (Devido a massa ser mole eu abro um pouco na bancada depois coloco na forma e e saio espalhando manualmente)
  6. Asse em forno aquecido a 220°C por 15 a 20 minutos ou até começar a ficar ligeiramente dourada, retire do forno coloque a cobertura a gosto e leve novamente ao forno para derreter o queijo.
  7. Para a focaccia abra a massa da mesma maneira como fosse fazer a pizza, coloque em forma untada com manteiga ou azeite e com as pontas dos dedos faça alguns furos em toda a extensão da massa.
  8. Regue com azeite e polvilhe sal grosso ou flor de sal e espalhe alecrim e leve para assar em forno pré-aquecido a 220°C por aproximadamente 20 minutos ou até começar a dourar.
  9. Para pães abra a massa do mesmo modo anterior e coloque recheio a gosto.
Teretetê na Cozinha | Receitas Fáceis e dicas https://teretetenacozinha.com.br/
Fiz Cinnamon roll (enroladinho de canela) abri a massa, polvilhei uma camada de canela e açúcar enrolei como rocambole, cortei fatias de um dedo e levei para assar em forno preaquecido a 220 ° graus até ficar douradinho.

 

Compartilhe!

Você pode gostar

1 Comment

  • Taalita AS
    23 de junho de 2016 02:28

    Oi receita boa essa …
    Só uma dúvida. Esse fermento pode ser aquele seco de de sachê pequenino?
    Bj
    Obrigado

Deixe um comentário