Search

Bolo da Moça

Índice desta receita

Quem conhece o Nordeste sabe que este tipo de bolo é bem comum por aqui. O bolo da moça o famoso engorda marido, também chamado de bolo da moça em alusão “a moça da latinha de leite condensado nestlé” já que nesta versão o leite condensado é um dos ingredientes deste bolo. Mas tem varias receitas inclusive aqui no blog com a versão sem leite condensado. Bolo Engorda marido, Bolo baeta, Bolo de Leite, Bolo da moça o que não falto são nomes diferentes para este tipo de bolo que tem a textura semelhante a do pudim, sendo que o bolo é um pouco mais firme. No dia seguinte este bolo tende ainda ficar mais gostoso.

Obs: Este tipo de bolo não leva fermento na massa.

Bolo da moça I

Ingredientes:

04 ovos

01 lata de leite condensado

02 ½ Xicaras de (chá) de Leite – se quiser pode alternar a metade com leite de coco.

02 colheres de (sopa) de margarina ou manteiga

02 xícaras de açúcar

02 xícaras de (chá) de farinha de trigo *sem fermento

Este bolo não leva fermento

Bolo da moça

Modo de preparar:

Coloque no liquidificador primeiro os ingredientes líquidos, depois os secos, e

bata por aproximadamente 02 minutos.

Unte uma forma com furo no meio com margarina e polvilhe com farinha de trigo.

Despeje a massa na forma e leve ao forno preaquecido a 180 graus por mais ou menos 1 hora. Esse tempo pode variar dependendo do forno e temperatura.

Quando a parte de cima do bolo estiver douradinha enfie um palito para fazer o teste do. Se ao retirá-lo o palito sair sequinho, o bolo já está no ponto. Lembre-se que ele não fica totalmente seco como bolo fofo por ele ter a consistência cremosa.

Bolo da Moça II

Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Bolo da Moça? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Compartilhe!

12 comentários em “Bolo da Moça”

  1. Tia, como amo suas receitas!! Mas já se espalhou e onde chego tem teretete na cozinha … Piauí e Maranhão !! Eu , fiz esse bolo na versão milho : coloquei o milho de 6 espigas e troquei o trigo pelo flocao de milho q deixei de molho de um dia p outro!!! Na próxima semana vou mandar diretamente p a chef mais especial para vê se aprova minha ideia!! Beijocas e saudades

  2. Eu fiz o bolo e eu coloquei 1 lata de leite condensado, a mesma medida da leite condensada da leite de vaca e 1 garrafinha pequena de leite de coco, ficou uma delicia, aqui em casa todos aprovaram, Bom agora gostaria de saber tres coisinhas vou colocar a seguir:
    1º) Como faço para te mandar uma foto, para que vc veja como ficou meu bolo?
    2º) Não sei se alguma vez você escutou falar no leite evaporado, caso você tenha escutado, estou pensando fazer o bolo a mesma quantidade de leite condensado e alternar o leite de vaca com o leite evaporado e colocar a garrafinha de leite de coco que vc acha da ideia?
    3º) Você sabe qual é a diferença entre o Bolo Luiz Felipe, Bolo da Moça e o Bolo Souza Leão. Caso vc saiba me fala a diferença

    Que Deus te abençoe e proteja hoje é sempre

    1. Amém, abençoe a sua família também.
      Adicionei você no meu perfil do Facebook, pode mandar inbox por lá. Terei o maior prazer de receber.
      O Leite evaporado é um leite mais cremoso, nunca testei, mas creio que possa sem problemas.
      Quanto a diferença entre os bolos os mesmos tem aspectos bem similares e com muitas historias, se divergem muito em relação aos nomes, dependendo das regiões.

  3. Bom, passou uma ideia na minha cabeça, pode ser meia louca, como hoje em dia tem muita gente com intolerância ao glúten e também à lactose, pensei em fazer uma adaptação deste bolo, utilizando uma farinha sem glutem (por exemplo trigo sarraceno) e leite condensado sem lactose. E também pensei em fazer este bolo com um pouquinho menos de calorias para quem está em processo de emagrecimento (em nenhum dos dois casos estou inserida só pensei nos outros) para isto usaria leite desnatado, leite condensado light ou Diet e farinha (que pode ser com o sem glutem). Sei que o sabor pode diferenciar um pouco, mais ao mesmo tempo vai se aproximar do sabor e da textura do mesmo. Que vc acha das duas ideias?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima