Bacalhau de Páscoa de minha mãe

Bacalhau de Páscoa o bacalhau com leite de coco,esse era um dos pratos que fazia parte do cardápio da quaresma em minha casa, na casa de meu pais.

Recordo muito bem o sabor do bacalhau de páscoa preparado por minha mãe. Para mim é comida com afeto, com historia, não é uma receita sofisticada, é receita simples com sabor delicia de casa de mãe, de avó que é inesquecível. Estou na fazenda, com a cozinha em reforma, mas senti o clima propicio para recordar esse sabor de minha infância. Depois farei fotos melhor e substituirei essa, apesar da foto ser feita pelo celular, mas dá para perceber o bacalhau fica muito saboroso.


Quaresma, tempo de refazer esta receita, mudar a foto como prometi acima. Não tem como não recordar a Páscoa com meus saudosos pais, esta receita já fazia parte do cardápio. Bate aquela saudade que escorre pelos olhos.

Mamãe sempre fazia o Bacalhau ao leite de Coco na sexta feria santa sem ingredientes sofisticados, mas com um sabor que até hoje tenho saudades. Ela preparava o leite de coco com o coco fresco, tudo feito de forma simples, mas com muito capricho, mamãe era sempre muito cuidadosa, detalhista.

Bacalhau de Páscoa

Ingredientes:

500g de bacalhau desfiado e dessalgado

01 pimentão vermelho

01 pimentão verde

01 cebola

02 tomates

03 dentes de alho

02 batatas inglesas

01 garrafinha de leite de coco (200 ml)

Pimenta do reino a gosto.

Azeite

Salsa ou coentro a gosto.

Modo de preparar:

Dessalgue o bacalhau e desfie.

Descasque e corte as batatas em rodelas largas para não esbagaçar, reserve.

Cortem em rodelas os pimentões, cebola, tomates, passe o alho pelo espremedor e reserve.

Regue o fundo de uma panela com um pouco de azeite e coloque a cebola, o alho, pimentões e tomates, depois de bem refogado acrescentem o bacalhau, a batata e uma pitada de pimenta do reino a gosto.

Regue com o leite de coco, tampe a panela e leve ao fogo médio até cozinhar (de 20 a 30 minutos). Experimente o sal, complemente se preciso. Retire do fogo, coloque coentro ou salsa picada e sirva de preferencia com arroz branco.

Compartilhe!

Você pode gostar

3 Comentários

  • Robéria Bezerra
    2 de abril de 2015 20:38

    Na casa da minha mãe era esse bacalhau com feijão de coco, realmente tem gosto de saudade… Beijos

  • Kelly Patrícia
    26 de julho de 2015 08:41

    Eu lembro sim que delícia!!!

  • Rita França
    19 de abril de 2019 08:39

    Esse era o bacalhau oficial da minha mãe toda sexta-feira Santa…..saudade demais. Tinha também o feijão de coco e as coxadinhas de sobremesa. Com amor e com afeto.

Deixe um comentário