Ainda bem que criaram estas versões de escondidinhos, que de escondidinhos não tem nada e sim exibidinhos, este escondidinho de bacalhau me surpreendeu com o sabor, ficou bem mais saboroso que o esperado, digamos M A R A V I L H O S O!
Costumo sempre ter bacalhau congelado já dessalgado e desfiado porque rapidamente preparo alguma coisa e esse prato foi um deles pratico e pra lá de saboroso.
Ingredientes para o purê
½ kilo de batata
01 colher (sopa) de manteiga
200 ml de creme de leite
Noz moscada ralada a gosto
Sal a gosto
Ingredientes para o bacalhau
½ kilo de bacalhau dessalgado e desfiado
01 cebola picada em cubinhos
02 tomates sem pele nem sementes picados em cubinhos
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço picadas
1/2 xícara (chá) de azeite
Outros ingredientes:
Para decorar ovo cozido
*Queijo parmesão ralado para gratinar.
Prefiro usar o queijo parmesão ralado em casa, fica mais saboroso.
Modo de fazer:
Purê:
Cozinhe as batatas descascadas em água e sal, escorra a água e passe as batatas ainda quentes pelo espremedor, em uma panela junte às batatas o creme de leite a manteiga. Tempere com uma pitada de sal e de noz-moscada (esse é o segredo de um purê bem saboroso!). Leve a panela ao fogo baixo e mexa vigorosamente, até o purê começar a borbulhar. Desligue.
Bacalhau:
Aqueça o azeite em uma panela e doure a cebola ate ficar transparente, junte o tomate refogue mais um pouco, por fim coloque o bacalhau, as azeitona, a pimenta, misture e refogue por aproximadamente 10 minutos. Acerte o sal e desligue.
Coloque o bacalhau em um refratário pequeno ou faça em porções individuais. Cubra com o purê e polvilhe com o parmesão. Leve para assar por 20 minutos ou até o queijo gratinar. Sirva a seguir.
4 Comentários
José Alves Pinheiro
11 de fevereiro de 2015 11:10Fiz o bacalhau e gostei muito desta receita.
Muito obrigado
Pinheiro
Teretete na Cozinha
22 de janeiro de 2016 18:25Que bom!!!
Roseliane Saleme
13 de março de 2015 03:03Só não gostei da forma de cozinhar a batata….totalmente errada. Batata se cozinha com casca em pouca água: lave bem as batatas com escova macia (para legumes) e nunca jogue a água fora, porque ali estão os nutrientes.
Regina Costa
30 de março de 2015 10:49ameiiii vou fazer na páscoa.
Deixe um comentário