Search

Bacalhau Confitado

Índice desta receita

Receita típica portuguesa, lombo de Bacalhau confitado no azeite, já da para imaginar o sabor. É de comer rezando.

Tinha muita vontade de preparar o Bacalhau confitado, mas por um motivo ou por outro acabava desistindo. Chegou o dia de preparar para receber uns amigos, e o resultado não podia ter sido melhor. Muito simples de fazer e uma receita que farei outras vezes, não segui receitas especificas fui lendo um pouco aqui ou ali, sei que não precisou usar o azeite que li na maioria das receitas, consegui fazer bem com bem menos. Não sei se foi porque coloquei primeiro o bacalhau na travessa depois foi que reguei o azeite. O resultado é um bacalhau com uma textura maravilhosa, super macio. O Tempo de forno vai variar com a temperatura e quantidade.

 

Bacalhau+Confitado+no+Azeite
Bacalhau Confitado no Azeite 1
Imprimir

Bacalhau Confitado

Ingredientes

  • 02 quilos de Lombo de bacalhau limpo dessalgado e escorrido.
  • Azeite virgem o suficiente para cobrir os lombos – Usei mais ou menos 1 litro
  • Pimenta do reino preta em grãos
  • Dentes de alho com a casca
  • Folhas de Louro
  • Raminhos de Alecrim fresco a gosto
  • Sal se for preciso não usei

Instruções

  • Num pirex grande que caibam as postas de bacalhau lado a lado, regue o pirex com um pouco de azeite e arrume o bacalhau, coloque os dentes de alhos, pimenta e o louro, o alecrim se você gostar, verifique o sal, possa ser que precise você acrescentar, regue com o azeite ate atingir, pelo menos a altura do bacalhau.
  • Coloque na geladeira por mais ou menos uma hora para tomar gosto.
  • Leve ao forno preaquecido e em temperatura baixa por cerca de 01 hora e meia ou até que o bacalhau esteja cozido e macio.
  • O objetivo é que o bacalhau cozinhe lentamente no azeite (confite). Por isso a temperatura do forno não pode estar alta para que o azeite não ferva e frite o bacalhau em vez de cozinhar.
  • O tempo de forno vai variar com a temperatura e quantidade.
  • Servi com tomates cereja confitados e arroz branco.
Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Bacalhau Confitado? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Compartilhe!

6 comentários em “Bacalhau Confitado”

  1. Oi Teresa!

    Acompanho sempre seu blog, apesar de nunca ter comentado. Mas hoje fiquei com uma dúvida, posso deixar o bacalhau no azeite de um dia para o outro. Preparar a noite, para assar no almoço?

    Obrigada querida, receita maravilhosa!

    Beijão…

  2. Olá amiga Tereza.
    Saudando para um novo dia e desejando uma excelente Páscoa…
    Apreciando este bacalhau confitado e tirando algumas dúvidas.
    Por que este nome: confitado?
    É a qualidade do bacalhau ou é apenas a receita que se chama por este nome.
    O visual é muito apetitosos e goste demais, pois esta uma delicia.
    Grata por compartilhar sempre que postar me indique que eu gosto de participar e ser retribuída se não houver empecilho, pois fica a critério de cada um
    Um ótimo feriado.
    Abraços sempre.
    ClaraSol.

    1. Clara, desculpe me que passe de sua pergunta.
      O confit é a técnica de cocção de alimentos em gordura, na qual se utiliza baixa temperatura e tempo prolongado para não quebrar a cadeia de fibras do que está sendo confitado.

  3. Tê querida sempre vejo essa receita pelos blogs das amigas portuguesas e de fato parece delicioso, e como foi aprovado por vc, tenho certeza que ficou realmente maravilhoso. Preciso fazer qualquer dia. Adorei. Beijinhos, uma Feliz Páscoa pra vc e sua família e um ótimo final de semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação desta Receita




Rolar para cima