Search

Pão de Manteiga

Índice desta receita

A receita de hoje é de pão de manteiga, pão maravilhoso para acompanhar um café! Pão caseiro é sempre uma boa pedida!

Sovei a massa na máquina de fazer pães, e assei no forno que é como sempre prefiro, mas trouxe o passo a passo para receita manual ou na máquina.

Pão de Manteiga

O segredo desse pão está em usar a manteiga de boa qualidade, sim e cuidado quando for medir a colher de manteiga, às vezes nos empolgamos e acabamos colocando uma colher avantajada que vale por duas colheres de manteiga.

Espero que vocês façam essa receita e voltem aqui para me dizer como ficou.

Abraços, é sempre bom vocês aqui no Teretetê.


Pão de Manteiga

Pão de Manteiga - Pão Caseiro
Imprimir

Pão de Manteiga

Ingredientes

  • 01 ovo
  • 200 ml de Leite
  • 03 colheres de sopa de manteiga tem que ser manteiga
  • 1 e ½ colher de chá de sal
  • 02 colheres de sopa de açúcar
  • 03 Xícaras de chá de farinha de trigo
  • 02 colheres de chá de fermento biológico seco.

Instruções

Modo de preparo manualmente

  • Em um recipiente misture os ingredientes secos (farinha de trigo, açúcar, fermento)
  • Derreta a manteiga no leite no micro-ondas ou fogão, deixe o leite esfriar (líquidos quentes mata o fermento)
  • Faça uma covinha no centro da farinha e adicione os ingredientes líquidos (ovo, leite com a manteiga) por fim o sal, misture bem até formar uma massa homogênea.
  • Sove bem a massa até ela ficar lisa.
  • Deixe descansando por 1 hora ou até quase dobrar de volume.
  • Modele os pães e coloque em forma de pães.
  • Essa massa rende dois pães em formas pequenas.
  • Deixe a massa descansar mais uma vez, leve ao forno preaquecido a 180° graus até ficar levemente dourado.
  • Se preferir antes de assar pincele gemas misturadas com um pouco de água.
  • Modo de fazer na Máquina de Fazer Pão
  • Coloque todos os ingredientes na máquina, na ordem da receita, use o modo massa depois siga o passo a passo citado acima.

.

 

 

Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Pão de Manteiga? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Compartilhe!

24 comentários em “Pão de Manteiga”

  1. Oi Tê, sou apaixonada por pães, estou sempre buscando uma receita nova.Entro nessas fases de fazer quase todo dia e depois dou uma parada e logo volto rsrsrs.Este pão ficou lindo e parece delicioso.Beijos minha querida.

  2. Tê nada como um pão caseirinho, saindo do forno quentinho e cheiroso. Adorei esse pão, parece bem fofo e macio. Imagino a delicia que ficou. Levo a receita miga. Beijinhos

  3. Olá Teresa! Parabéns pelo site! Adoro suas receitas! Gostaria que você me ajudasse um pouquinho, se for possível: adquiri recentemente uma MFP da Britania e ainda estou aprendendo a usar. Ela não tem o ciclo “amassar”; o ciclo mais parecido é o “massa”, que dura 1:30H… neste ciclo ela amassa umas duas ou três vezes e também deixa crescer. Posso usar este ciclo para fazer o seu pão de manteiga? Será que se eu tirar a massa já crescida da forma e colocar em outra para assar no forno, o pão vai ficar bom?? Espero que você possa me ajudar!! Abraços

  4. Olá Teresa! Parabéns pelo site! Gosto muito de suas receitas e adoro entrar aqui para me inspirar! Adquiri recentemente uma MFP da Britania e ainda estou aprendendo a manusear, mas tenho algumas dúvidas: ela não tem o ciclo “amassar”, mas tem o “massa”, que dura 1:30H (neste ciclo ela amassa duas ou três vezes a massa e também deixa crescer). Será que é possível fazer esse pãozinho de manteiga usando este ciclo? Se tirar a massa já crescida da cuba da MFP e transferir pra uma assadeira, não estraga o pão?? Espero que vc possa me ajudar! Obrigada

    1. É esse ciclo massa mesmo Anna Paola, voce coloca nela, quando chega em 50 minutos voce tira da maquina e coloca para crescer na forma que voce vai levar para assar. Nesse ciclo eu faço tudo que eu não quero assar na MFP, faço só amassar, ele amassa 2 vezes, dai já coloco para fermentar na forma que vai assar, ou modelar…

  5. Ola Tereza! Primeiro quero dizer que estou na mesma situação da Anna Paola, minha máquina (Britânia Touch N) chegou ontem, e só fiz o pão francês do manual. Perguntas: 1) qual o tamanho das colheres de farinha de trigo?; 2) Voce usa esta técnica de deixar amassar por 50min para todas as massas que vc faz na MFP ou só para esta? Obrigado. Abraços.

  6. Léo, colheres de sopa, eu prefiro sempre assar no forno. Todo o tempo desse ciclo é o mesmo para qualquer pães, a maquina não identifica que tipo de pão é. Ela sova, para , depois dá uma mexida para, ai eu tiro e modelo a gosto e coloco para fermentar e depois asso no forno. Leia o manual da maquina que é é bem importante

    1. Teresa, eu já havia lido o manual,mas é sempre bom reler, minha pergunta era quanto aos 50 min que vc retira a massa da MFP, conforme sua resposta acima, queria saber se usa este tempo para todas as receitas que eu encontrar no site ou se este tempo é só para esta. E a temperatura do forno? Já estou com a massa na máquina, não poderia esperar mais para provar esta delícia. Mais uma vez obrigado. Abraços.

    2. Leo como falei anteriormente Todo o tempo desse ciclo é o mesmo para qualquer pães, a maquina não identifica que tipo de pão, esse tempo de amassar é automático na maquina, como falei eu uso a programação numero 08 que é a de amassar, então qualquer massa voce vai colocar vai ser 50 minutos porque a maquina é programada automaticamente, quando acabar o processo ela desliga, dai voce tira para modelar ou colocar na forma, espera o tempo de descanso e leva para assar. Quanto a temperatura eu uso 200 graus em forno pre aquecido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação desta Receita




Rolar para cima