Bolo de Reis

E ai vocês já preparam o cardápio para o Natal?  Trago um Bolo de Natal maravilhoso, que na receita original chama-se bolo de reis, mas quero chamar de meu bolo de Natal. Bolo com ingredientes tipico da época, frutas cristalizadas, uvas passas, ficou maravilhoso.

Gosto do clima, dos sabores dessa época, apesar de ficar nostálgica. Tentei resistir algumas guloseimas , mas o bolo com frutas cristalizadas não deixei passar. Encontrei está receita aqui que por coincidência a querida Rosângela do Blog O melhor restaurante do mundo é a nossa casa também fez o Bolo.  Por falar em Rosângela passem lá na cozinha dela, de lá só sai coisas maravilhosas, é um talento hereditário, a irmã dela aqui em minha cidade tem uma casa de cookies e coisinhas mais… só delicias.

Bolo de Nata/ Bolo de Reis

Fotos atualizada,  versão 2018

Ingredientes:

Massa
200 g de manteiga em temperatura ambiente
01 xícara (chá) de açúcar mascavo
04 ovos
01 lata de  leite condensado
02 xícaras (chá) de farinha de trigo
01 colher (sopa) de fermento químico em pó
01 xícara (chá) de fruta cristalizada
01 xícara (chá) de uva-passa preta sem semente

Glacê
2 xícaras e meia (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de leite quente
2 colheres (sopa) de suco de limão

Modo de preparo:
Bata a manteiga na batedeira até virar um creme. Adicione o açúcar mascavo e junte as gemas uma a uma, batendo sempre até que fiquem bem incorporadas à massa.

Acrescente o leite condensado em fio, sem parar de bater. Desligue a batedeira e misture a farinha de trigo peneirada junto com o fermento, as frutas cristalizadas, as nozes picadas e as passas.

Por último, incorpore delicadamente as claras em neve. Asse em fôrma grande com furo central (25cm de diâmetro), em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 1 hora. Desenforme o bolo ainda quente.

Para o glacê, misture os ingredientes e despeje sobre o bolo. Decore com cerejas e folhinhas feitas com figo ou limão cristalizado.


Foto versão 2013

Compartilhe!

Você pode gostar

5 Comentários

  • Rosangela Cunha
    22 de dezembro de 2013 11:19

    Teresa minha amiga, o seu bolo está simplesmente irresistível,viu? Estamos mesmo em sintonia, neh? Esse bolo é uma verdadeira delícia, adoreiiiii! Quero te desejar um Natal cheio de Luz, Amor e União e que seu 2014 seja um ano repleto de surpresas agradáveis e muito sucesso! Um beijo especial

  • Vicentina
    23 de dezembro de 2013 10:03

    Delicioso!
    Passando aqui pra te desejar um Feliz Natal
    Que o Menino Jesus te proteja sempre.
    Bjs
    Vice

  • Claudia Araujo
    24 de dezembro de 2013 02:18

    Boa noite ! Que receita maravilhosa!

  • Ana Maria Dolcezza
    6 de janeiro de 2016 14:14

    Vou fazer hj ainda mas faltou a qtde de nozes. Posso simplesmente tirá-las???? É que detesto nozes…rsrs mas sendo uma receita tradicional….. fará falta?????

    • teresanewman
      11 de novembro de 2019 10:03

      Pode fazer sem, tem problemas não!

Deixe um comentário