Search

Bacalhau Espiritual

Índice desta receita

Bacalhau espiritual, segundo o site Wikipédia, o prato tal como o nome indica, é confeccionado com bacalhau. Para além deste ingrediente principal, inclui também leite, ovos, farinha de trigo, cenoura ralada, manteiga, azeite, queijo ralado (facultativo), coentros picados, noz-moscada e sal e pimenta.
Prato típico da Culinária de Portugal, muito apreciado por nós Brasileiros, chegando por cá já com suas variações e alterações na receita, digamos assim cada um tem seu modo de preparar o Bacalhau. Elaborado com um delicado creme à base de cenouras, creme de leite e parmesão.

Usei como referencia receita do Restaurante Bela Cintra do Chef Valderi Gomes, fiz pequenas alterações na quantidade de ingredientes e no modo de preparo, ficou super saboroso.

Dica:
Para dessalgar o bacalhau, deixe-o de molho dentro da geladeira, trocando a água duas vezes por dia. Use sempre água gelada nas trocas, para evitar choque térmico
Bacalhau+Espiritual

Ingredientes:

500 gr de bacalhau dessalgado
01 litro de leite
150 gr de creme de leite (½ lata) (usei uma lata de creme de leite com soro)
300 gr de cenoura ralada
500 gr de cebola ralada
200 gr manteiga (usei 02 colheres de sopa)
500 ml de creme de leite fresco (não usei)
½ noz moscada (coloquei uma pitada)
Sal, pimenta gosto
Queijo parmessão a gosto.
100g de farinha de trigo (ou quanto bastar)

Modo de preparo :

Depois de dessalgar, cozinhe o bacalhau em água fervente por 5 minutos.(pulei está parte coloquei o bacalhau dessalgado diretamente para refogar.)
Tempere com sal e noz moscada e em seguida refogue com cebola e cenoura na manteiga.
Aos poucos, acrescente o leite, misturado com o trigo , Quando atingir uma consistência de um creme que já esteja fervendo coloque o creme de leite. Experimente o sal, se necessário corrija, Coloque em uma fôrma refratária ou panela que vá ao forno (a 200 graus) para gratinar coberto com um pouco de parmesão ralado.
Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Bacalhau Espiritual? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Compartilhe!

2 comentários em “Bacalhau Espiritual”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima