Search

Bolo de Saia – Bolo Bacia

Índice desta receita

 

Meu esposo de quando em quando compra  bolo de saia, ele adora, recorda a infância.Para quem não sabe bolo de bacia, bolo de saia, bolo de cueca, tudo resulta no mesmo bolinho, muda a região que o bolinho é consumido por isso essa variedade de nomes. Nos dias de hoje com esse raio gourmetizador pode ser chamado de cupcake.

É um bolo amanteigado,  muito apreciado aqui no Nordeste, sem recheio, tipo bolo inglês, aqui é muito comum encontrar  em padarias, supermercado, acompanha bem com um cafezinho e um bom bate papo.

Sempre fiquei curiosa para fazer o bolo de saia semelhante aos das padarias. Nessas peregrinações a procura da receita  uma amiga do grupo Culinária&Receitas no Facebook, Conceição Bezerra disponibilizou a receita para o Teretetê. Gente esse bolinho é uma delicia!!!!

Postagem editada com fotos nova. 03/03/2015

Bolo de saia I 1 e1497646177681

Receita do Bolo de Saia

Ingredientes:

500 gramas de trigo

400 gramas de açúcar

04 ovos

300 gramas de margarina

Leite (usei 01 xícara)

01 colher de sopa de fermento

 

Modo de Fazer:

Coloca na batedeira o açúcar com a margarina, bate ate ficar embranquecido, depois coloca os ovos e bate mais um pouco e vai colocando a farinha e alternando com o leite ate que a massa fique homogênea, bate mais um pouco,
depois coloca o fermento.

Unte as forminhas e polvilhe com farinha de trigo ou asse na própria  forma de papel  colocando ela dentro de uma forma tipo de empada sem untar.

Não encha ate a borda porque ele vai crescer, basta colocar mais um pouco que meia forminha.

Leve ao forno a 180°C por cerca de 20 minutos ou ate que estejam douradinhos.

Rendimento: 24 bolinhos

Obrigada pela visita e sejam  sempre muito bem vindos ao Teretetê,

Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Bolo de Saia – Bolo Bacia? Compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para seguir o Teretetê no Pinterest. Fez uma receita passo a passo? Então fotografe e me marque no Instagram @teretetenacozinha, adoramos ver as suas fotos e o resultado das iguarias compartilhadas com vocês.




Compartilhe!

30 comentários em “Bolo de Saia – Bolo Bacia”

  1. Esse é o meu bolo arrebatador – adoro esse bolo que chamo de mata fome o bolo simples para acompanhar minha carente caneca de café. Ja vou levando a receita e nem preciso dizer que adorei né? 🙂

    Eli

  2. Quantos minutos para assar também conhecido com bolo de bacia no nordeste e na verdade não seria conservante seria anti mofo se não me engano 30g para 25k de farinha

    1. Varia muito de forno para forno, mas é o ponto de bolo comum… Quando ficar douradinho faça o teste do palito se o mesmo sair limpinho é que já está bom. Quanto aos conservantes , digo anti mofo que é para conservar mais o bolo não sei explicar, faço só para o consumo domestico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima